No dia em que se assinala o Dia de Namorades, o Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim lembra a importância de continuamente defender o direito de todas as pessoas a amar. Sendo esta efeméride assinalada nesta altura do ano em coincidência com o festival pagão da Lupercália — que celebrava purificação e fertilidade — continuamos diariamente na luta por um mundo mais justo e equitativo, purificado de todos os ódios que insistem em tentar limitar a sua Liberdade de algumas pessoas serem quem são, amando quem querem.
Assim, a Póvoa acordou na manhã de hoje marcada pela iniciativa ‘bombom é amares quem quiseres’ — com cartazes espalhados pela cidade em lembrança do quanto a igualdade no direito ao amor é ainda uma luta de todos os dias.
Paralelamente, importa-nos lembrar que a violência nas relações de intimidade — e em particular no namoro — é infelizmente ainda uma realidade. Não fosse também este dia apelidado em homenagem a mártires, é vital que nos sirvamos dele para lembrar todas as pessoas violentadas no que deveria ser dos seus espaços mais seguros — as relações amorosas.