Share |

Últimas no Distrito

Bloco Distrital do Porto
Fevereiro 28, 2024 11:43 AM

Na próxima quarta às 17h30, última arruada no Porto com Mariana Mortágua e Marisa Matias. Ponto de Encontro na Capela das Almas no cruzamento de Santa Catarina com Fernandes Tomás. Na quinta às 21h na Alfândega Comício com Isabel Pires, José Soeiro, Marisa Matias e Mariana Mortágua. Música de Fred Menos e poesia lida por Ana Deus.

Bloco Póvoa de Varzim
Janeiro 4, 2024 10:08 AM

Nas últimas décadas são inúmeros os reconhecidos estudos que demonstram o impacto positivo do setor cultural no desenvolvimento e coesão social, assim como no crescimento económico, tanto a nível nacional, regional e local.

Conscientes de toda essa importância que em 2010, por iniciativa do Bloco de Esquerda, apresentou-se um projeto-lei para a criação de uma rede de teatros e cineteatros portugueses (RTCP) que viu a sua aprovação em 2019.

Um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento da coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e entidades independentes. Em muitas localidades o custo fixo dos teatros e cineteatros é um esforço financeiro demasiado grande para ser suportado apenas pelos orçamentos das autarquias, pelo que é essencial um financiamento solidário da programação destes equipamentos. Este programa é um dos maiores avanços na democratização das políticas públicas culturais das últimas décadas.

Em 2021, o Cineteatro Garrett foi um dos mais de 80 teatros e cineteatros que aderiram à RTCP. Em 2022, o município da Póvoa de Varzim concorreu ao concurso de apoio à programação, mas a candidatura da autarquia obteve nota negativa e por consequência não foi contemplada com nenhuma verba.

No final do ano de 2023, a Direção-Geral das Artes divulgou os resultados provisórios do novo concurso de apoio à programação onde foram apoiados mais 18 equipamentos num valor global de 8 milhões de euros, no qual o Cineteatro Garrett não teve qualquer verba devido ao município da Póvoa de Varzim não ter concorrido.

Bloco Póvoa de Varzim
Dezembro 13, 2023 10:59 AM

Recomendação do Bloco pela reposição do percurso anterior na linha 3503 Póvoa de Varzim - Porto foi aprovada por unanimidade na Assembleia da União de Freguesias da Póvoa de Varzim e Argivai. 

Na recomendação aprovada apela à Área Metropolitana do Porto, mas também ao município, que rapidamente resolvam o desconhecimento generalizado sobre os horários e percursos das carreiras, que proceda à reposição do percurso da linha 3503, Póvoa de Varzim – Porto, pela N13, circunvalação e São João e que sejam implementados mecanismos de auscultação das populações, sobre a rede de transportes Unir, com vista a corrigir e melhorar o serviço tendo em conta quem o utiliza

Bloco Póvoa de Varzim
Dezembro 13, 2023 10:54 AM

 A assembleia da União das Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai reunida, ordinariamente, no dia de ontem, em Argivai aprovou por unanimidade o voto de pesar pela morte da Isabel Lhano apresentado pelo Bloco de Esquerda. 

Bloco Póvoa de Varzim
Dezembro 13, 2023 10:49 AM

O Bloco de Esquerda votou contra a politica fiscal do município da Póvoa de Varzim.

O imposto municipal sobre imóveis (IMI) é uma das principais receitas dos municípios. Números oficiais indicam que, em 2022, o peso médio do IMI na receita total autárquica foi de 13,7%. 

De acordo com o “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses-2022”, a diferença (perda para o município da Póvoa de Varzim) entre o IMI cobrado e o IMI a cobrar se fosse aplicada a taxa máxima foi de quase 5 milhões de euros. Em 2 anos a perda do município, apenas pela redução da taxa do IMI (sem contar com outras isenções e reduções) foi superior a 11 milhões de euros, verba muito significativa que deveria ser aproveitada para responder ao flagelo social da falta de habitação digna para tantas famílias.

A fixação da taxa do IMI deve ser um instrumento a utilizar pelos municípios para obter uma justa compensação à comunidade pela ocupação e uso privado do solo e também para combater as desigualdades territoriais.   

Bloco Póvoa de Varzim
Dezembro 13, 2023 10:33 AM

O Bloco de Esquerda votou contra o orçamento municipal da Póvoa de Varzim. 

As Grandes Opções do Plano e o Orçamento Municipal são dois instrumentos fundamentais na orientação política municipal, e nosso entender devem trazer um futuro mais digno e contribuir para um município onde todas as pessoas possam viver e trabalhar, com dignidade, liberdade e justiça.

As grandes opções do plano e o orçamento são elaborados em plena crise inflacionária, energética, habitacional, climática, política e social. 

O Bloco de Esquerda entende que o orçamento deve contribuir para mitigar a crise que as famílias atravessam, e estimular a habitação, a mobilidade e a participação cidadã. A definição da política a levar a cabo nos próximos anos deve ser precursor de investimentos para o desenvolvimento sustentável. 

Neste sentido apresentamos, ao abrigo do Estatuto do Direito de Oposição, em forma de contributo, 68 propostas inseridas em 7 eixos que achamos fundamentais para o desenvolvimento do concelho. A mobilidade, a resposta à crise social, o melhoramento do espaço público, a educação, a cidadania, a cultura e o bem-estar animal.

Lê a intervenção do Bloco na Assembleia Municipal

 

Bloco Póvoa de Varzim
Dezembro 13, 2023 10:16 AM

Na Assembleia Municipal realizada a 30 de novembro de 2023, o Bloco de Esquerda apresentou uma moção sobre o dia internacional pela eliminação da violência contra as mulheres. A moção, aprovada por unanimidade, saúda  as iniciativas do dia 25 de novembro, nomeadamente a Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, e o trabalho diário das associações, organizações não-governamentais, movimentos e serviços sociais do Estado que prestam apoio às mulheres vítimas de violência e lutam pela erradicação da violência na sociedade portuguesa e em todo o mundo.

E  recomenda à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim um reforço dos apoios de emergência e de médio prazo às vítimas de violência doméstica e criar meios para a prevenção através de campanhas de sensibilização.

Bloco Póvoa de Varzim
Dezembro 1, 2023 10:11 AM

As grandes opções do plano e o orçamento são elaborados em plena crise inflacionária, energética, habitacional, climática, política e social.

O Bloco de Esquerda entende que o orçamento deve contribuir para mitigar a crise que as famílias atravessam, e estimular a habitação, a mobilidade e a participação cidadã. A definição da política a levar a cabo nos próximos anos deve ser precursor de investimentos para o desenvolvimento sustentável.

Neste sentido apresentamos, ao abrigo do Estatuto do Direito de Oposição, em forma de contributo, 68 propostas inseridas em 7 eixos que achamos fundamentais, para o desenvolvimento do concelho. A mobilidade, a resposta à crise social, o melhoramento do espaço público, a educação, a cidadania, a cultura e o bem-estar animal. As nossas propostas foram chumbadas pela maioria camarária. 

Bloco Póvoa de Varzim
Setembro 26, 2023 07:11 PM

Na passada quarta-feira, o voto de pesar e de solidariedade com o povo libio e marroquino foi aprovado por unanimidade. 

Nos passados dias 8 e 10 de setembro, o planeta assistiu às calamidades em Marrocos e na Líbia. Em Marrocos um sismo de magnitude 6.8 que provocou o desabamento de várias infraestruturas e a morte de mais de 3 mil pessoas. A tempestade Daniel abateu-se violentamente sobre o Leste da Líbia, provocando inundações devastadoras e o colapso de duas barragens, levando à destruição massiva de edifícios e infraestruturas e resultando em mais de 11000 mortos e milhares de desaparecidos, sendo que se estima que estes números se irão agravar.

As operações de salvamento estão a ser muito dificultadas pela obstrução e destruição de vias de comunicações e pelas falhas generalizadas de energia e nas redes de comunicação, havendo agora também uma enorme preocupação com a saúde pública.