não disponível
Bloco Distrital do Porto

O Bloco de Esquerda deu entrada, esta quarta 18 de maio, de uma pergunta dirigida ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a propósito da recente notícia de insolvência e despedimentos de mais de sete dezenas de trabalhadores no Grupo Tropical Burguer.

O Desobedoc é agora!

Estamos de volta para mais cinema insubmisso. Entre 22 e 25 de abril damos o pontapé de partida para a maratona de celebrações dos 50 anos da revolução que decorrem até 2024.Voltamos em força para celebrar a liberdade para pensar e agir pela insubmissão que nos convoca.

Bloco Distrital do Porto

Este sábado, dia 2 de abril, os estafetas de plataformas como a Uber, Glovo, Take Away e outras concentraram-se novamente em frente à Câmara Municipal do Porto por direitos laborais, de saúde no trabalho, de segurança social e de reconhecimento. Pedem respeito e uma lei que os proteja.

Bloco Distrital do Porto

Com o lema People Not Profit, a Greve Climática Estudantil volta a sair à rua. O Bloco de Esquerda subscreve a convocatória e estará presente no dia 25 de março às 17h30 na Praça da República no Porto. No dia 24 de março à noite no Espaço Miguel Portas decorre uma oficina de materiais. No domingo dia 20 haverá uma outra oficina de materiais mobilizada pela própria Greve Climática do Porto no Espaço Compasso às 15h.

Podes ver aqui a convocatória

Bloco Distrital do Porto

Vamos a estas eleições com candidatas e candidatos, com propostas sólidas para responder aos problemas do país e impedir uma maioria absoluta que corresponda a um novo ciclo político.

Uma lista que representa tantas causas, tantas lutas e com uma média de idade de 40 anos.

#Legislativas2022 #bloco #BlocodeEsquerda #porto #esquerdanet

Bloco Distrital do Porto

O III Encontro Distrital do Trabalho do Bloco de Esquerda do Porto pretende juntar, mais uma vez, dirigentes e delegados sindicais, ativistas laborais e dos coletivos de precários para partilhar experiências de luta e de intervenção nos diferentes setores e para debater os principais problemas e desafios que se colocam aos trabalhadores.

Maio 19, 2022 05:44 PM

No dia 17 de maio, dia nacional e internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, a freguesia de Rio Tinto em Gondomar, de Ermesinde em Valongo e do Bonfim e Campanhã no Porto hastearam oficialmente as bandeiras arco-íris após esta proposta, levada pelo Bloco de Esquerda, ter sido aprovada.

Abril 5, 2022 12:23 PM

Abril 5, 2022 11:57 AM

O Desobedoc é agora!

Março 19, 2022 01:07 PM

Podes ver aqui a convocatória

Janeiro 11, 2022 12:12 AM

A deputada Isabel Pires esteve conjuntamente com uma delegação do Bloco de Esquerda Distrito do Porto presente e solidária com os trabalhadores do banco Santander, que atravessam um processo de despedimento selvagem, colocando muitas pessoas numa situação de extrema dificuldade.

Janeiro 10, 2022 10:56 PM

Na reunião com a direção da Segurança Social do Distrito do Porto, o Bloco de Esquerda abordou os temas das respostas sociais: na infância, na velhice, na saúde mental ou na resposta aos despejos e à emergência habitacional.

Janeiro 8, 2022 10:32 PM

#Legislativas2022 #bloco #BlocodeEsquerda #porto #esquerdanet

Novembro 28, 2021 08:34 PM

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda ratificou os candidatos às próximas eleições legislativas pelo círculo eleitoral do distrito do Porto.

A primeira candidata é a deputada e Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, 48 anos, residente em Vila Nova de Gaia.

Gerson Moura
Novembro 3, 2021 07:14 PM

Faleceu hoje, com 32 anos, Gerson Moura, natural e residente em Nevogilde, Lousada.

Licenciado em relações internacionais, dirigente da Associação Vidas em Cena, ativista e foi o primeiro candidato à assembleia municipal de Lousada, na lista do Bloco de Esquerda.

Expressamos o nosso profundo pesar à família, amigos/as e camaradas de luta.

Opinião

Aconteceu no final do mês de outubro de 1979. Pela primeira vez – e, até hoje, a única no nosso país – as trabalhadores domésticas juntavam-se no Pavilhão dos Desportos de Lisboa para realizar o seu primeiro congresso nacional, sob o lema “Dizemos não à servidão”. Nos meses anteriores, o Sindicato do Serviço Doméstico multiplicara reuniões preparatórias e, em junho desse ano, lançara um Inquérito à Opinião Pública, que pretendia formar as delegadas sindicais no contacto com a população, pô-las a socializar, a comunicar na rua, a fazer entrevistas e a distribuir material, a chamar a atenção da sociedade para o Congresso.

À esquerda, as assimetrias de poder são centrais à critica do capitalismo. Para aprofundar a democracia, é necessário acabar com o poder do capital. Mas para a expandir, é preciso democratizar todas as estruturas sociais.