não disponível
Incendio
Bloco Distrital do Porto

O Bloco de Esquerda de Santo Tirso repudia qualquer tipo de maus tratos a animais, considerando um crime (tal como a Lei prevê) que a omissão e impedimento de auxílio que resultou no sofrimento injustificável e mesmo morte destes animais.

Maria Manuel Rola
Bloco Distrital do Porto

Maria Manuel Rola, deputada eleita pelo círculo eleitoral do Porto, tomou conhecimento da deposição ilegal de vários tipos de resíduos junto na Zona Industrial da Portelinha, Gondomar.

Bloco Distrital do Porto

Os deputados do Bloco eleitos pelo círculo do Porto, Maria Manuel Rola, José Soeiro e Luís Monteiro questionaram o Ministério do Ambiente e Ação Climática, acerca do parecer Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) sobre aterro de resíduos em Covelas na Trofa.

Cantinas
Bloco Distrital do Porto

Na última segunda-feira, em sede de Assembleia Municipal de Matosinhos, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda propôs a manutenção de refeições gratuitas para crianças e jovens carenciados do nosso concelho durante o período das férias escolares. A proposta visava garantir a continuidade dos almoços, durante o mês de agosto, já que o previsto pelo Ministério da Educação cessará no final de julho, sendo que também se sugeria a inclusão de outros complementos (pequeno-almoço, lanche e jantar) de preferência em regime de take-away.

Centro de Saúde Santa Cruz do Bispo
Bloco Distrital do Porto

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda teve conhecimento de que a população de Santa Cruz do Bispo, no concelho de Matosinhos, ficará sem acesso ao seu Centro de Saúde.

Bloco de Esquerda Distrito do Porto
Bloco Distrital do Porto

O distrito do Porto foi o mais foi atingido pela pandemia Covid-19. De entre os 25 concelhos com mais casos confirmados a nível nacional, 10 são do distrito do Porto. A 22 de Maio, os 10 municípios do distrito com mais casos por 10.000 habitantes continuavam a ser Valongo (77,4), Matosinhos (71,4), Felgueiras (69,9), Gondomar (67,1), Maia (66,9), Lousada (66,7) Porto (62,6), Santo Tirso (56,9), Paços de Ferreira (52,5), e V.N.Gaia (50,8), sendo que a média nacional por concelhos era de 26 casos.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foto de Alquiler de Coches/Flickr
Bloco Distrital do Porto

A TAP está a concentrar as suas operações em Lisboa, desvalorizando assim o Aeroporto do Porto, tornando-o numa "espécie de apeadeiro ao serviço do Aeroporto de Lisboa", alerta o deputado bloquista José Soeiro.

Notícias

José Soeiro
Março 11, 2020 03:11 PM

José Soeiro apresentou a proposta do Bloco para proteger direitos de trabalhadores a recibos verdes e plataformas face ao surto de Covid-19. O Bloco quer acabar com a regra que faz com que a sua baixa só comece a contar ao 10º dia e garantir que em caso de cancelamento de atividades ou de encerramento de empresa recebam remuneração.

Janeiro 28, 2020 11:24 PM

O deputado José Soeiro esteve reunido com as Comissões de Trabalhadores da Efacec Energia e da Efacec Engenharia. Bloco questionou o governo sobre o futuro da empresa.

Não há Planeta B
Setembro 25, 2019 03:03 PM

NÃO HÁ PLANETA B
Com RUÍDO VÁRIO | EXPEÃO | DJ FAROFA & DJ PATISOL |
DJ URÂNIO & MC SISSI | + CONVIDADOS ESPECIAIS

Os últimos cinco anos foram os mais quentes desde que há registos, mas o compromisso de redução das emissões poluentes nos acordos climáticos internacionais ficou por cumprir. Vivemos em estado de emergência climática. Por este caminho – e apesar dos discursos bem intencionados – todas as metas para limitar o aumento da temperatura ficarão por atingir nos próximos anos, empurrando o planeta para a catástrofe. Mas muita gente (sobretudo as gerações mais jovens) já percebeu a dimensão do problema e sai às ruas em todo o mundo para exigir ação urgente dos governos. Não bastam promessas e acordos no papel. É preciso tomar acção já antes que seja tarde de mais. Em dia de Greve Climática, juntamo-nos no Jardim de São Lázaro no Porto para exigir o direito ao futuro.

Fórum Socialismo
Agosto 25, 2019 12:54 PM

Emergência climática, um feminismo para os 99%, as transformações do trabalho e a emergência da extrema-direita são alguns dos temas que vão juntar centenas de participantes, no Porto.

O Fórum Socialismo 2019 realiza-se no último fim de semana de agosto na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto. Na sessão de abertura sobre as respostas à emergência climática, na noite de 30 de agosto, intervirão a eurodeputada Marisa Matias e João Camargo.

STCP
Julho 26, 2019 03:11 PM

Em março deste ano, o Bloco de Esquerda alertou para o atraso na medida causada pela inação da AMP, dirigindo, por via da Assembleia da República, um apelo à  explicação por parte do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues. Ambos rejeitaram o apelo para irem ao parlamento e o presidente da AMP apontou julho como o mês de uma possível aplicação de medida. Hoje sabemos que o Partido Socialista não está interessado em aplicar na região a medida que fez aprovar no parlamento nacional.

Conceição Sereno
Julho 12, 2019 10:26 AM

Conceição Sereno é a sétima candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia da República nas eleições legislativas de 2019 pelo círculo eleitoral do Porto.

Maria Manuel Rola
Julho 11, 2019 02:46 PM

Maria Manuel Rola é a número 4 do Bloco de Esquerda à Assembleia da República nas eleições legislativas de 2019 pelo círculo eleitoral do Porto.

Julho 10, 2019 02:03 PM

Luís Monteiro é o terceiro candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia da República nas eleições legislativas de 2019 pelo círculo eleitoral do Porto.

Santo Tirso
Abril 4, 2019 10:35 AM

O Bloco de Esquerda de Santo Tirso alertou para a falta de qualidade da oferta da rede de transportes públicos, deixando populações de algumas freguesias em maior fragilidade e mais dependentes de veículo próprio ou mesmo sem possibilidade de se moverem dentro e fora do concelho. 

Opinião

Aconteceu no final do mês de outubro de 1979. Pela primeira vez – e, até hoje, a única no nosso país – as trabalhadores domésticas juntavam-se no Pavilhão dos Desportos de Lisboa para realizar o seu primeiro congresso nacional, sob o lema “Dizemos não à servidão”. Nos meses anteriores, o Sindicato do Serviço Doméstico multiplicara reuniões preparatórias e, em junho desse ano, lançara um Inquérito à Opinião Pública, que pretendia formar as delegadas sindicais no contacto com a população, pô-las a socializar, a comunicar na rua, a fazer entrevistas e a distribuir material, a chamar a atenção da sociedade para o Congresso.

A discussão do “Estado da Nação”, que encerra o trabalho do Parlamento antes das férias, é um preâmbulo das escolhas que terão de fazer-se já a partir de setembro.