Share |

Bandeira arco-íris hasteada oficialmente em 4 freguesias do distrito

Esta é uma data da maior importância para a comunidade LGBTQIA + e que é celebrada um pouco em todo o mundo. Não obstante, existem ainda vários países que criminalizam pessoas homossexuais, pessoas trans são assassinadas numa base diária e cidades há que se recusam a evoluir na construção de políticas públicas e boas práticas reconhecidas para combater a discriminação de que esta comunidade é alvo.

No distrito do Porto, quatro freguesias em três concelhos aprovaram as propostas do Bloco de Esquerda no sentido de hastear oficialmente a bandeira arco-íris e aceder ao pedido dos movimentos da cidade que se dirigiram a todos os órgãos executivos do poder local.

É um grande passo que tenhamos o poder local a começar a trilhar este caminho e o Bloco de Esquerda no distrito, e em todos os órgãos de representação em que se encontra, associou-se a estes atos que tiveram lugar nos edifícios das respetivas juntas de freguesia.

Nesse dia, na freguesia do Bonfim foi ainda feita uma homenagem a Gisberta brutalmente assassinada em 2006 vítima de homofobia nessa mesma freguesia.

Infelizmente e apesar de instada por uma moção apresentada pelo vereador Sérgio Aires, após o pedido rececionado nesse sentido da Marcha do Orgulho do Porto, a Câmara Municipal do Porto decidiu expressamente não o fazer com os votos do Grupo Rui Moreira e do PSD que chumbaram a proposta do Bloco de Esquerda que recomendava precisamente que a Câmara assinalasse oficialmente o dia através do hastear da bandeira LGBTQIA + nos paços do concelho. Esta proposta, assim como a da existência de um plano LGBTQIA + não foram aprovadas pela direita conservadora que dirige os destinos da cidade do Porto, cidade que na sua raiz é livre e celebra a diversidade, pouco representada nestas decisões.

O Bloco de Esquerda manter-se-á solidário com esta e outras propostas e promoverá, nestes dois meses de Orgulho, iniciativas no distrito que visibilizem esta luta e que, em articulação com os movimentos, permitam avanços de facto em políticas públicas que nos permitam aderir em cada cidade aderir à Rede Internacional de Cidades Arco-Íris, que é mais que uma marca de branding.

Comprometemo-nos com esse caminho.