Share |

Sobre: Autarquias

Setembro 21, 2020
Uma política para a mobilidade em bicicleta não importa apenas por razões ambientais ou de saúde pública. Ela é uma solução eficaz, barata e não poluente para melhorar a qualidade de vida e a democratização das nossas cidades.
Julho 19, 2020
O Bloco de Esquerda de Santo Tirso repudia qualquer tipo de maus tratos a animais, considerando um crime (tal como a Lei prevê) que a omissão e impedimento de auxílio que resultou no sofrimento injustificável e mesmo morte destes animais.
Julho 10, 2020
Os deputados do Bloco eleitos pelo círculo do Porto, Maria Manuel Rola, José Soeiro e Luís Monteiro questionaram o Ministério do Ambiente e Ação Climática, acerca do parecer Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) sobre aterro de resíduos em Covelas na Trofa.
Abril 20, 2020
No sentido de apoiar o município de Gondomar no combate a esta pandemia que assola a nossa sociedade, o Bloco de Esquerda de Gondomar envia em anexo um conjunto de propostas que visa apoiar o município e as famílias que ficaram fragilizadas e ao descoberto nas suas vidas devido ao surto epidémico e ao prolongamento do estado de emergência. Algumas das propostas que recomendamos são de fácil aplicação e vêem dar respostas concretas às necessidades das pessoas permitindo ao maior flexibilização dos processos burocráticos por exemplo dos programas Social +.
Abril 17, 2020
Face à emergência social que se faz sentir, em consequência direta da pandemia COVID-19, sendo uma emergência diferente, exige medidas diferentes. Medidas que vão mais além que até então. O Bloco de Esquerda Valongo, acompanha as medidas tomadas pelo executivo municipal para fazer face à emergência social a que assistimos, no entanto, alerta que não são suficientes. Neste sentido, o Bloco de Esquerda Valongo, através de requerimento ao presidente da Assembleia Municipal, alerta e questiona o executivo municipal para o alargamento dos apoios, nomeadamente na caraterização dos agregados familiares que possam vir a beneficiar deste apoio, não ficando apenas restrito aos agregados do primeiro e segundo escalão de abono.
Abril 16, 2020
Em tempos de pandemia, as questões sociais têm tido, na opinião pública, um protagonismo nunca outrora tão dignificado. Alguns responsáveis institucionais parecem acordar, agora, para as desigualdades e vulnerabilidades de um país que, de forma reiterada, continua a ter, junto dos seus cidadãos, “dois pesos e duas medidas”. Na verdade, a discriminação e exclusão social não é uma invenção deste coronavírus, mas uma realidade confrangedora de um país que propagandeia os princípios da democracia, que elege políticos que prometem equidade, mas que, na hora de decidir e executar, esquecem todas as suas promessas eleitorais.
Abril 10, 2020
O Bloco de Esquerda de Penafiel enviou um conjunto de propostas à Câmara Municipal de Penafiel com o objectivo de alargar a aplicação das medidas anunciadas no Plano Municipal "Juntos Vamos Vencer" e de adicionar vários aspectos que, na perspectiva do BE, devem merecer já medidas por parte do Poder Local.
Abril 8, 2020
Na sequência do despacho do Ministro do Ambiente e Ação Climática, onde claramente é facilitada a gestão de resíduos, o Bloco de Esquerda Valongo alerta para a "caixa de pandora" que este despacho pode estar a abrir, nomeadamente no aterro da RECIVALONGO, em Vale da Cobra, Sobrado.  
Abril 8, 2020
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda de Valongo enviou ao executivo camarário um conjunto de questões sobre alguns dos problemas identificados na comunidade, aguardando respostas urgentes. Que abertura e que atos concretos levarão ou pensam levar a cabo o Sr. Presidente da Câmara e o seu executivo municipal para desenvolver as seguintes ações mitigadoras da crise da pandemia COVID-19, no concelho de Valongo
Abril 7, 2020
O Bloco de Esquerda de Vila Nova de Gaia, enviou uma carta a apresentar as suas propostas e a manifestar o seu apoio e solidariedade à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia neste período de crise motivado pela Covid-19, reconhecendo o conjunto de intervenções já definidas de articulação entre instituições e as respostas que foram prontamente definidas a diversos níveis da vida das famílias, das empresas e da cidadania individual.
Dezembro 8, 2014
Há 18 anos, a 5 de Dezembro de 1996, a UNESCO declara o Centro Histórico do Porto como Património Mundial da Humanidade, porque “...oferece, pelo tecido urbano e pelos numerosos edifícios históricos, um testemunho notável do desenvolvimento duma cidade europeia …”. Dezoito anos depois, continuamos a perguntar, qual é a situação deste Património Mundial, como tem sido defendido?