COMUNICADO SOBRE O INCÊNDIO NO CANIL EM AGRELA, SANTO TIRSO

Na noite passada, a freguesia da Agrela em Santo Tirso deparou-se com um incêndio num canil ilegal denominado “Cantinho das Quatro Patas”. O canil, que albergava várias centenas de animais, a sua maioria cães, ficou praticamente todo queimado.

Da parte das forças de segurança, foi noticiado que agrediram ativistas dos direitos dos animais que tentavam entrar no canil para salvar alguns dos animais.

O Bloco de Esquerda de Santo Tirso repudia qualquer tipo de maus tratos a animais, considerando um crime (tal como a Lei prevê) que a omissão e impedimento de auxílio que resultou no sofrimento injustificável e mesmo morte destes animais.

Através dos mecanismos municipais, por um lado, e na Assembleia da República, por outro, questionaremos as entidades responsáveis sobre a situação do canil, o apoio que foi dado a estes animais, o facto das forças de segurança terem, alegadamente, impedindo que se entrasse na propriedade para salvar alguns dos animais.Não é aceitável que, mais uma vez, a propriedade privada seja o argumento para uma ausência de resposta de emergência, nomeadamente na salvaguarda de vidas animais.

O Bloco de Esquerda exige que os responsáveis em todo este processo assumam as suas responsabilidades.