Share |

Sobre: Covid-19

Abril 21, 2020
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através do deputado José Soeiro questionou o Governo sobre a situação que está atualmente a ser vivida na EFACEC.  Querendo saber como qualifica o governo as atuações da empresa considerando o histórico criticável da gestão privada da EFACEC sobre direitos laborais, despedimentos e recursos a trabalho temporário quando recebeu ajudas públicas.
Abril 21, 2020
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através do deputado José Soeiro questionou o Governo sobre a situação que está atualmente a ser vivida na EFACEC.  Querendo saber como qualifica o governo as atuações da empresa considerando o histórico criticável da gestão privada da EFACEC sobre direitos laborais, despedimentos e recursos a trabalho temporário quando recebeu ajudas públicas.
Abril 20, 2020
No sentido de apoiar o município de Gondomar no combate a esta pandemia que assola a nossa sociedade, o Bloco de Esquerda de Gondomar envia em anexo um conjunto de propostas que visa apoiar o município e as famílias que ficaram fragilizadas e ao descoberto nas suas vidas devido ao surto epidémico e ao prolongamento do estado de emergência. Algumas das propostas que recomendamos são de fácil aplicação e vêem dar respostas concretas às necessidades das pessoas permitindo ao maior flexibilização dos processos burocráticos por exemplo dos programas Social +.
Abril 17, 2020
Face à emergência social que se faz sentir, em consequência direta da pandemia COVID-19, sendo uma emergência diferente, exige medidas diferentes. Medidas que vão mais além que até então. O Bloco de Esquerda Valongo, acompanha as medidas tomadas pelo executivo municipal para fazer face à emergência social a que assistimos, no entanto, alerta que não são suficientes. Neste sentido, o Bloco de Esquerda Valongo, através de requerimento ao presidente da Assembleia Municipal, alerta e questiona o executivo municipal para o alargamento dos apoios, nomeadamente na caraterização dos agregados familiares que possam vir a beneficiar deste apoio, não ficando apenas restrito aos agregados do primeiro e segundo escalão de abono.
Abril 16, 2020
Em tempos de pandemia, as questões sociais têm tido, na opinião pública, um protagonismo nunca outrora tão dignificado. Alguns responsáveis institucionais parecem acordar, agora, para as desigualdades e vulnerabilidades de um país que, de forma reiterada, continua a ter, junto dos seus cidadãos, “dois pesos e duas medidas”. Na verdade, a discriminação e exclusão social não é uma invenção deste coronavírus, mas uma realidade confrangedora de um país que propagandeia os princípios da democracia, que elege políticos que prometem equidade, mas que, na hora de decidir e executar, esquecem todas as suas promessas eleitorais.
Abril 8, 2020
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda de Valongo enviou ao executivo camarário um conjunto de questões sobre alguns dos problemas identificados na comunidade, aguardando respostas urgentes. Que abertura e que atos concretos levarão ou pensam levar a cabo o Sr. Presidente da Câmara e o seu executivo municipal para desenvolver as seguintes ações mitigadoras da crise da pandemia COVID-19, no concelho de Valongo
Abril 8, 2020
O deputado José Soeiro apresentou as principais propostas do Bloco de Esquerda para proteger os rendimentos de quem trabalha e garantir que ninguém fica para trás
Abril 7, 2020
O Bloco de Esquerda de Vila Nova de Gaia, enviou uma carta a apresentar as suas propostas e a manifestar o seu apoio e solidariedade à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia neste período de crise motivado pela Covid-19, reconhecendo o conjunto de intervenções já definidas de articulação entre instituições e as respostas que foram prontamente definidas a diversos níveis da vida das famílias, das empresas e da cidadania individual.
Março 25, 2020
O Bloco de Esquerda de Santo Tirso, estando a acompanhar o trabalho da Câmara e as medidas importantes que estão já a ser implementadas, como a criação do programa “Todos Cuidamos de Todos”, enviou ao Presidente da Câmara proposta de medidas de combate ao Covid-19.
Março 15, 2020
Nesta entrevista, José Soeiro defende que as medidas de emergência devem ser financiadas pelo Orçamento do Estado e não com o dinheiro dos descontos dos trabalhadores. E isso implica o abandono da “obsessão pelo superávite”, defende o deputado bloquista.
Março 14, 2020
Numa mensagem publicada nas redes sociais, a coordenadora do Bloco de Esquerda apela à responsabilidade contra o alarmismo e à solidariedade para ultrapassar a crise da pandemia do Covid-19.