Share |

Bloco questiona Governo sobre despedimentos na Azincon em Vila do Conde

A empresa têxtil AZINCON - INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES, LDA, localizada na Zona Industrial da Varziela, concelho de Vila do Conde, apresentou-se a insolvência deixando 133 trabalhadoras no desemprego. O motivo do despedimento é a alegada falta de encomendas do suposto único cliente, o Grupo INDITEX. O encerramento das instalações ocorreu sem aviso prévio aos trabalhadores e trabalhadoras a seguir a um período em que estiveram na situação de lay-off (simplificado) e, ao que parece, não só falhou o pagamento pontual de salários como a administração da empresa terá promovido a substração do património da empresa das respetivas instalações.

O Bloco de Esquerda está solidário com estes trabalhadores e trabalhadoras e considera inaceitável a forma como esta empresa encerrou as instalações sem aviso prévio. E imperioso assegurar que as contribuições para a Segurança Social e Finanças destes trabalhadores e trabalhadoras são pagas, sobretudo neste contexto de especial fragilidade e insegurança. Por outro lado, é necessário garantir que os seus direitos são assegurados, nomeadamente no que respeita ao pagamento de eventuais salários em atraso e ao acesso imediato ao subsídio de desemprego.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através do deputado José Soeiro, questionou o Ministério  do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social sobre o encerramento desta unidade fabril. O deputado do Bloco de Esquerda quer saber se o governo está a acompanhar a situação e está a disponível para analisar com a empresa, no quadro dos apoios extraordinários às empresas concedidos no contexto da pandemia, uma solução que permita a viabilização da empresa e a manutenção dos postos de trabalho. Por último, saber que medidas pretende o Governo adotar com caráter de urgência para que rapidamente estes trabalhadores tenham acesso ao subsídio de desemprego ou outras medidas de proteção social consentâneas com a situação descrita.