Share |

Bloco exige obras urgentes na Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira, Matosinhos

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a situação na Escola Secundária Boa Nova, em Leça da Palmeira, Matosinhos, através do deputado eleito pelo circulo do Porto, Luís Monteiro, que recentemente os alunos e as alunas da escola estiveram em protesto.
A Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, é frequentada por cerca de 750 alunos e apresenta sinais preocupantes de degradação.
A escola foi construída em 1986 e, devido à falta de obras de remodelação, acumula hoje vários problemas. Há problemas de infiltrações, a água a correr por cima da instalação elétrica. Não se liga a luz em dias de chuva. A canalização e as instalações elétricas estão obsoletas. Prejudicando todas as aulas e em particular todas as atividades e aulas que impliquem o uso de computadores. Há também problemas nos balneários, os alunos têm de tomar banho com água fria por causa da falta de pressão da água, que impede o seu aquecimento. Há problemas de isolamento das portas e janelas, por vezes os alunos têm de levar cobertores para fazer face ao frio.

A identificação do estado de degradação do edifício escolar não é de agora. De acordo com Marisa Mota, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária da Boa Nova (APEEESBN), esteve prevista a construção de uma nova escola em 2011, processo interrompido devido à intervenção da troika. A APEEESBN tem intervindo junto da autarquia desde 2017 apelando à realização de obras e o projeto é sucessivamente adiado. Aguardando-se atualmente a abertura de concurso para a realização das obras.
Este é um assunto que preocupa a comunidade escolar. Razão pela qual, no passado dia 28 de fevereiro, centenas de alunos e encarregados protestaram junto à Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira, exigindo condições de trabalho e segurança.
O Bloco de Esquerda, quer saber se o Ministério tem conhecimento dos problemas da escola e de que forma irá o Ministério da Educação agir para garantir que os alunos, os professores e o pessoal não docente da Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira têm acesso a uma escola com condições de segurança, conforto e higiene.