Share |

BE marca a apresentação do novo núcleo em Santo Tirso com um comício muito participado

O Bloco de Esquerda abriu a sua actividade organizada em Santo Tirso com um comício no Auditório do Museu Municipal Abade Pedrosa. O comício com o tema “A Crise e as Respostas da Esquerda” contou com as intervenções de Andreia Sousa, João Teixeira Lopes e Francisco Louçã

Com o Auditório do Museu Municipal Abade Pedrosa cheio, o BE abriu a sua actividade organizada em Santo Tirso. Com o tema “A Crise e as Respostas da Esquerda”, a Andreia Sousa afirmou que o desemprego em Santo Tirso, já em 20%, o dobro da média nacional, não tem sido alvo de qualquer intervenção por parte pelo PS, por exemplo, no sentido de evitar que empresas mudem de concelho. Afirmou também que o Contact Center da PT criou 1200 postos de trabalho precários e desaquados da realidade tirsense, “uma vez que este Contact Center privilegia a contratação de pessoas com o 12º ano e mais de metade dos desempregados de Santo Tirso não possuem o ensino obrigatório”.

Francisco Louçã afirmou que “não precisamos de esperar mais, o FMI já chegou a Portugal”. Numa clara alusão às políticas do executivo socialista, questionou que políticas estão a ser implementadas senão as políticas do FMI. Deu como exemplos os cortes nas reformas e pensões por parte do Ministério das Finanças, o fundo de despedimento proposto pelo Ministério do Trabalho e a diminuição do subsídio de desemprego de longo prazo por parte do Ministério da Segurança Social.

O coordenador do BE afirmou ainda que o executivo de Sócrates prepara-se para precipitar uma crise política e eleições antecipadas e que o Primeiro-Ministro “nada mais faz do que limpar as armas para se lançar nessa campanha eleitoral”. (ver reportagem RTP aqui)