
No sábado dia 16 de julho estivemos em Penafiel na escola EB1 de Marecos. Uma escola que teve obras recentemente, tem vários alunos matriculados e outros a aguardar a possibilidade de se inscreverem, ultrapassando os 21 de referência para manutenção da escola aberta. É uma escola cuidada e querida pela sua comunidade e que teve um investimento da autarquia de cerca de 15 mil euros recentemente.
A alternativa mais próxima está a 10 km, e estes serão os kms que cerca de pelo menos 22 alunos serão levados a percorrer no próximo ano letivo por opção da DGEstE e anuência da própria câmara.
A coesão territorial e a existência de população em aldeias menos centrais depende principalmente de respostas públicas que ali mantenham as populações. O Bloco compromete-se em expor o caso ao Ministério da Educação, assim como a solicitar que a DGEstE responda ao pedido de reunião endereçado pela Associação de Pais. Por fim, queremos ter informação, que pediremos à Câmara de Penafiel, sobre o investimento feito nesta mesma escola.