Viver a Cidade "O que fazer com a cultura?"

Event Dates: Domingo, 19 Março 2017

10h30 - 20 | Conservatório de Música do Porto

O Bloco organiza no próximo dia 19 de março, no Conservatório de Música do Porto, uma conferência sobre políticas municipais de cultura,  onde pretendemos criar um espaço de debate público para construir proprostas para as eleições autárquicas. A conferência irá ter três momentos de discussão: duas mesas de trabalho - de manhã, uma mesa sobre Bibliotecas, Arquivos e Museus e, após o almoço, uma mesa sobre os apoios às artes -, e uma conversa com o Marcelo Expósito Pietro, deputado do Podemos, artista e ativista que fez parte da candidatura que elegeu Ada Colau em Barcelona.

Caderno Autárquico de Cultura

A conferência será acompanhada de propostas de texto programáticos que serão também sujeitos a debate neste dia, que poderão servir de base de apoio para as candidaturas autárquicas do bloco construírem os programas de candidatura nos respetivos municípios. Para isso, convidamos todas e todos os militantes a enviarem contributos sobre políticas municipais de cultura que poderão ser incluídos neste Caderno Autárquico de Cultura. Deverão ser enviados para tiagoivocruz@me.com

Enviamos em anexo alguns contributos que serão objeto de debate na conferência.

Biografia de Marcelo Expósito Prieto
Nascido em Ciudad Real, Espanha, em 1966, Marcelo Expósito é um artista e activista político membro do congresso dos deputados eleito pelo grupo de cidadãos En Comum Podem. Trabalha sobre questões culturais e artísticas contemporâneas entre a cidade de Barcelona e Buenos Aires onde desenvolve a atividade de crítico, editor, tradutor, curador e professor universitário. Como académico foi director do programa de estudos independentes do Museu de Arte Contemporâneo de Barcelona (MACBA) e professor da Faculdade de Belas Artes de Castilla- La Mancha (região de Madrid). Faz parte da Universidade Nómada e da rede de Conceptualismos do Sul e foi co-fundador e editor da revista de pensamento artístico e materiais contemporâneos Brumaria. Tem estado ligado à docência em diversas faculdades na Catalunha e Gerona, Espanha, na cidade do México, Milão e Buenos Aires.
Vive de forma permanente em Barcelona há 15 anos onde tem desenvolvido uma intensa actividade política como ativista dos movimentos sociais dos anos 90, do século passado, fazendo parte de grupos antimilitaristas, esteve na génese das manifestações contra a globalização, bem como das redes de luta contra a precariedade. Esteve nas plataformas de cidadania como o Movimento 15-M, Democracia Real Ya e na plataforma Afectados por la Hipoteca.
Nas eleições municipais de 2015 fez parte da direcção executiva de Barcelona en Comu e foi eleito deputado pelo En Comu Podem, nas eleições legislativas de 2015.
Tem desenvolvido muitos projectos sobre pensamento cultural e materiais artísticos na cidade de Barcelona onde vive há quinze anos.