Lista do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral do Porto

Lista do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral do Porto.

Vamos a estas eleições com candidatas e candidatos, com propostas sólidas para responder aos problemas do país e impedir uma maioria absoluta que corresponda a um novo ciclo político.

Uma lista que representa tantas causas, tantas lutas e com uma média de idade de 40 anos.

#Legislativas2022 #bloco #BlocodeEsquerda #porto #esquerdanet

Catarina Martins nasceu no Porto em 1973. Os primeiros anos de escola foram passados em São Tomé e Cabo Verde, onde os pais eram professores cooperantes. Regressou a Portugal aos nove anos e prosseguiu estudos em Aveiro. Ingressou em Direito na Universidade de Coimbra, curso que não concluiu. Em Coimbra, foi ativista da luta contra as propinas e dirigente do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC). Enveredou pelo teatro profissional e mudou-se para o Porto. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Aberta, concluiu Mestrado em Linguística na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e em 2010 iniciou Doutoramento em didática das línguas, também na FLUP, tendo suspendido em 2012. Em 1994, foi cofundadora da companhia de teatro Visões Úteis, companhia cuja direção artística integrou e onde dirigiu, escreveu e interpretou teatro, e outros projetos artísticos; suspendeu atividade em outubro de 2009. Entre 2004 e 2009 foi dirigente da PLATEIA - Associação de Profissionais das Artes Cénicas. Em 2009 foi eleita deputada à Assembleia da República, pelo círculo do Porto. Atualmente, é membro da Mesa Nacional e da Comissão Política do Bloco de Esquerda. É Coordenadora do Bloco de Esquerda.

José Soeiro, 37 anos, do Porto. Licenciado em Sociologia no Porto, doutorado em Sociologia do trabalho e das desigualdades. Tem sido, ao longo dos últimos anos, o responsável pela intervenção do Bloco na área laboral e da segurança social. É membro da Mesa Nacional e da Comissão Política do Bloco de Esquerda.

Isabel Pires, 31 anos e natural de Vila Nova de Gaia. Estudou Ciência Política e Relações Internacionais, tendo concluído o mestrado em Ciência Política e trabalhou vários anos em call-centers. Na última legislatura acompanhou as comissões de economia, infraestruturas e obras públicas e a comissão de trabalho. Nos últimos anos foi uma voz ativa no combate à precariedade, pela defesa da liberdade dos presos políticos catalães e pelo maior investimento público em transportes públicos. É membro da Mesa Nacional e da Comissão Política do Bloco de Esquerda.

Teresa Summavielle, 52 anos, licenciada em bioquímica e doutorada em Ciências Biomédicas, desenvolve a sua atividade de investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S) da Universidade do Porto, na área das Neurociências. É também docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto e membro da Direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior.

Adriano Campos, 36 anos, natural da Guiné-Bissau, é licenciado e mestre em sociologia pela Universidade do Minho, doutorando pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi dinamizador do Espaço Contrabando e membro do FERVE (Fartas/os d'Estes Recibos Verdes). É membro da direção da Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis. É coautor do livro A Falácia do Empreendedorismo (2016). É dirigente nacional do Bloco de Esquerda e reside no Porto.

Patrícia Felício, 26 anos, tradutora, reside em Leça da Palmeira, Matosinhos é membro da Comissão Nacional de Jovens.

Fernando Barbosa, 49 anos, trabalhador da Metro do Porto. foi deputado na Assembleia da República, é dirigente distrital e da concelhia de Valongo. Atualmente é deputado municipal em Valongo.

Nelson Silva, Coordenador da Comissão de Trabalhadores da RTP, membro do Conselho Nacional da CGTP e dirigente da concelhia de Gaia do Bloco de Esquerda.

Sónia Sousa, natural do Porto, 47 anos, administrativa, dirigente nacional e distrital do Bloco de Esquerda e dirigente nacional do SINTTAV, Sindicato Trabalhadores Telecomunicações e Audiovisual.

Hugo Veludo, 44 anos, licenciado em Línguas e Literaturas Estrangeiras, trabalha na área da Cultura há 22 anos, tendo começado em Serralves a sua ininterrupta ligação a esta área. Fez carreira na Produção Cultural e no ensino da Língua Inglesa.
Divide-se atualmente entre a Casa da Música e em diferentes projetos no âmbito do Turismo no Porto, com particular interesse e preocupação na gentrificação da Invicta.

Ana Isabel Silva, 26 anos, natural de Santo Tirso, investigadora científica, dirigente nacional, distrital e da concelhia de Santo Tirso do Bloco de Esquerda e da Coordenadora Nacional de Jovens. Foi candidata à Câmara Municipal de Santo Tirso.

Rita Aires, 40 anos, psicóloga, reside no Porto. É cofundadora do Observatório dos Direitos Humanos e dedica-se profissionalmente às questões da cidadania, diversidade e igualdade de género.

Pedro Faria, 45 anos, dirigente distrital e da concelhia do Porto do Bloco de Esquerda, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social. Ativista pelo direito à Habitação. Músico, Autor e Compositor.

Ana Rute Marcelino, natural de Rio Maior, 50 anos, licenciada em Geografia e com mestrado em Sociologia, no domínio da educação ambiental. A exercer funções docentes no Agrupamento de Escolas D. Dinis. É deputada da assembleia municipal de Santo Tirso.

Carla Quintas, 43 anos, é natural de Bragança, vive no Porto há 23 anos. É mestre em Ciências da Educação pela FPCEUP. Dedica-se, desde 2001, à qualificação e formação profissional, sendo atualmente coordenadora pedagógica de um Centro de Formação Profissional, pertencente à rede de Centros do IEFP. É dirigente distrital, da concelhia do Porto do Bloco de Esquerda e autarca na Assembleia de Freguesia de Ramalde.

Jorge Soares, 52 anos, pedreiro, natural de Peroselo, concelho de Penafiel. É dirigente da Associação de Pedreiros de Peroselo.

João Pedro Silva, 46 anos, motorista, dirigente da concelhia de Gondomar, autarca na assembleia de freguesia de Rio Tinto e deputado municipal em Gondomar. É dirigente sindical e membro do Conselho Nacional da CGTP.

Amarílis Felizes, 31 anos, é economista, investigadora e produtora cultural. É dirigente da Plateia – Associação de Profissionais das Artes Cénicas que teve um papel de destaque na organização de quem trabalha na Cultura na luta por investimento, proteção social e direitos laborais em face ao flagelo que a pandemia causou neste setor.

Conceição Sereno, 57 anos, licenciada em Animação Sócio Cultural, técnica superior no Instituto da Segurança Social, desde 1989. É dirigente nacional, distrital e da concelhia de Gondomar.

Jorge Albuquerque, 24 anos, dirigente distrital do Bloco de Esquerda, dirigente da Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco e é deputado municipal em Matosinhos e autarca na Assembleia da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora.

Nuno Malafaia, nasceu no ano de 1990, no Porto. Desde cedo mostrou interesse pela cultura, desempenhando diversas personagens em várias peças de teatro e em peças musicais. No Ensino Superior, pertenceu à Associação de Estudantes da ESSVA, onde foi representante dos estudantes através do Núcleo de Farmácia. Concluiu a Licenciatura em Farmácia, pela Escola Superior de Saúde de Vale do Ave em 2013, e mais tarde, concluiu o Mestrado em Cuidados Paliativos na FMUP – Faculdade de Medicina Universidade do Porto. Assim que concluiu a sua Licenciatura, fez um estágio de 9 meses em regime de voluntariado no CHUP – Centro Hospitalar Universitário do Porto, onde foi contratado posteriormente para exercer a sua profissão de TSDT (Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica) nos Serviços Farmacêuticos do CHUPORTO. Aderiu ao Bloco de Esquerda em 2017, com o intuito de apoiar e a lutar pelos seus ideais. tornou-se um ativista recorrente em todas as áreas defendidas pelo partido. Em outubro de 2020 foi eleito como delegado sindical representativo do STSS, Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica.

Filipa Afonseca, 29 anos, natural de Aguçadoura, Póvoa de Varzim, jurista na área laboral e de direito administrativo, investigadora no Centro de Estudos em Direito da União europeia na Universidade do Minho. Foi candidata à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Elisabete Carvalho, 43 anos, administrativa, dirigente da concelhia do Porto e membro da Comissão de Direitos do Bloco de Esquerda, deputada municipal no Porto e eleita na assembleia de freguesia de Campanhã. Ativista pelo direito à habitação.

Hugo Monteiro, 46 anos, é professor na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e investigador no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É ativista antirracista e tem publicado e organizado trabalhos em torno do pensamento crítico, da intervenção cívica e dos movimentos sociais.

Silvestre Pereira, 67 anos, nasceu em Pedrouços e especializou-se em gestão de recursos humanos pelo ISMAI. Exerce a profissão de mediador de seguros e é dirigente associativo. Foi candidato à Câmara Municipal da Maia nas últimas autárquicas.

Andrea Peniche nasceu em Vila do Conde. Licenciou-se em Filosofia e fez o mestrado em Estudos de Género, na Universidade do Porto. É editora de profissão e ativista feminista do coletivo A Coletiva. Vive no Porto.

António Soares, 20 anos, dirigente concelhio de Santo Tirso e deputado municipal em Santo Tirso.

Rui Moreira, 50 anos, operador Back-Office, trabalhador da MEO, membro da Comissão de Trabalhadores. Residente em Matosinhos.

Beatriz Vieira, 24 anos, natural de Vila Nova de Gaia, estudante de Ciências da Comunicação - Comunicação Política na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É dirigente na Coordenadora Nacional de Jovens.

Evandra Almeida, 18 anos, de Amarante, estudante na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É ativista estudantil.

Filipe Colim Gabriel, 39 anos, inspetor tributário, residente em Matosinhos.

Luísa Ferreira da Silva, 71 anos, dirigente e autarca em Vila Nova de Gaia.
A sua vida ativa foi feita na área do social e da saúde com incidência na problemática de género. No final da década de oitenta do século XX fez doutoramento em sociologia sobre violência na família. Veio mais tarde a especializar se em saúde comunitária.
Foi assistente social, socióloga e professora do ensino superior.

Sérgio Sousa, 42 anos, maquinista na Metro do Porto, ativista laboral, dirigente da concelhia e deputado municipal na Maia.

Duarte Graça, 23 anos, vive em Urrô, Penafiel, é dirigente distrital do Bloco de Esquerda e do Núcleo de Penafiel. É licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Atualmente é estudante de Mestrado em Física na mesma instituição. Foi Presidente da International Association of Physics Students (Associação Internacional de Estudantes de Física).

Sara Santos, 28 anos, mestre em Estudos anglo-americanos, operadora de call center, ativista LGBT. Foi ativista estudantil e vice-presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É dirigente da concelhia e autarca em Gondomar.

Sílvia Agra, 37 anos, designer, de Vila do Conde. Foi candidata à assembleia municipal de Vila do Conde nas últimas autárquicas.

Paulo Oliveira, 44 anos, Controlador de qualidade, dirigente concelhio de Santo Tirso e autarca na União das Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães.

Mariana Pereira, 36 anos, Orçamentista, membro da APEEAEVP (Associação de Pais e E.E. Agrupamento Escolas do Viso do Porto), ativista do MESA (Movimento Escolas Sem Amianto) e autarca na união de freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora.

Tiago Matos, 22 anos, de Canidelo, Vila Nova de Gaia, estudante no Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo. É autarca em Canidelo.

Fernando Morais, 60 anos, oficial de justiça, residente em Sobretâmega, Marco de Canaveses. Foi candidato à assembleia municipal do Marco de Canaveses nas últimas autárquicas.

Marina Romana, 46 anos, auxiliar de ação direta, dirigente na concelhia de Gondomar e autarca em Baguim do Monte.

Nuno Monteiro, 52 anos, técnico superior de saúde há 30 anos no SNS, neste momento a exercer no Polo de Valongo do Hospital de S. João. Deputado municipal de Valongo entre 2013 e 2017. Foi candidato à Câmara Municipal de Valongo nas últimas autárquicas e dirigente da concelhia do Bloco de Esquerda. É músico e escritor.

Patrícia Quintão, 45 anos, Assistente operacional no IPO, ativista na Associação Portuguesa dos Técnicos de Saúde. É de Ermesinde, Valongo.

João Bernardo, 23 anos, Engenheiro Informático, bolseiro de investigação, mestrando em ciência política e dirigente da coordenadora nacional de jovens. É residente em Gondomar.

António Freitas, comercial e residente na cidade da Maia.

Mandatário

João Teixeira Lopes