Share |

Espaço Miguel Portas

Neste próximo 1 de maio inaugura um espaço novo no distrito do Porto: o "Espaço Miguel Portas", que pretende ser um espaço de reunião, de partilhas, de afetos, de militância, de enraizamento de ativismo e de insubmissão. Um espaço que pretende fazer, construir e dinamizar um território outro, em que a austeridade não entre, e em que possamos ver no coletivo aquilo por que nos movemos: a urgência da mudança.

Há quase um ano atrás uma nova Comissão Coordenadora Distrital (CCD) do Bloco de Esquerda do Porto iniciou um mandato, enquadrado por um programa que inscrevia a premência de tornar o espaço da Sede do Porto num espaço para todos e todas as pessoas, aderentes do Bloco e simpatizantes, em permanente diálogo e constante abertura com o distrito e a cidade.

O primeiro passo dado nesse sentido foi a constituição de um grupo que, partindo da CCD, não se circunscreveu a esta, e começou desde logo a pensar a dinamização de ações de conteúdo político, mas também as condições físicas, o conforto e a versatilidade, necessárias a um espaço desta natureza. No momento a seguir convidámos todos e todas a pensar uma identidade, através de um concurso para atribuição de um nome para o nosso Auditório. Daí resultou o nome de “Espaço Miguel Portas”, sugestão de um camarada que participou e entretanto o mais votado.

Nesta sexta-feira, a partir das 18h da tarde, depois da nossa participação nas comemorações do dia do trabalhador, e em dia de aniversário do Miguel Portas, juntar-nos-emos para celebrar ativismos e compromissos para a etapa que temos pela frente, para a qual devemos partir reavivando as memórias que são o nosso património de luta.

É a participação de todos e todas nós que nos permite ocupar as ruas e transpor para outros e outras aquilo que é a nossa visão para um futuro em igualdade de direitos. Por isso convidamos todas as pessoas que se movem pela não resignação e pela vontade de juntar esforços na luta anti-capitalista, que se revêm na luta e na exigência do Bloco ao longo destes 16 anos de história e que se identificam com o legado do Miguel, a juntar-se a este momento de festa com sabor a insurgência.

 

A entrada é aberta, sendo que haverá um jantar para o qual é necessária inscrição, até quinta, 30 às 12h, através deste link: http://goo.gl/forms/hwynIho5sj
ou através do 222002851 ou 969457723 (Fernando Queiroz) e ainda bloco.porto@bloco.org