Share |

Bloco de Esquerda subscreve convocatória da Greve Climática de 25 de março

Com o lema People Not Profit, a Greve Climática Estudantil volta a sair à rua. O Bloco de Esquerda subscreve a convocatória e estará presente no dia 25 de março às 17h30 na Praça da República no Porto. No dia 24 de março à noite no Espaço Miguel Portas decorre uma oficina de materiais. No domingo dia 20 haverá uma outra oficina de materiais mobilizada pela própria Greve Climática do Porto no Espaço Compasso às 15h.

 

"PODER AO POVO QUE QUER UM MUNDO NOVO! #PEOPLENOTPROFIT

O sistema em que vivemos está baseado no mito de que é possível manter um crescimento económico infinito num planeta com recursos finitos. É preciso romper com a visão de exploração contínua da natureza e das pessoas. É necessária uma mudança para uma sociedade que tenha a vida no centro e não o lucro.

O cenário climático catastrófico atual é o resultado de séculos de exploração e opressão através de colonialismo¹, extrativismo² e capitalismo³. É, portanto, crucial corrigir os erros do passado para alterarmos o nosso futuro.

Como parte desta lógica extrativista e capitalista, está colocada a possibilidade de prospeção e de mineração de dezenas de zonas do nosso país, incluindo em mar profundo, numa procura desenfreada pelo lucro. Colocamo-nos contra qualquer tipo de prospeção ou de mineração, tendo em conta que esta terá um efeito devastador na biodiversidade, na qualidade do ar, das águas e dos solos, quer seja em Portugal, na América Latina, no Congo, em Moçambique, na Sérvia, na Suécia ou em qualquer parte do globo. Colocamo-nos ainda contra qualquer atividade extrativista que ocorra quer na Zona Económica Exclusiva4 (ZEE) de qualquer país, quer em águas internacionais."

Podes ver aqui o resto da convocatória