AM Porto: Saudação à Marcha Orgulho LGBT+ aprovada com abstenções de Rui Moreira e PSD

A Assembleia Municipal do Porto, reunida no último dia 25 de junho, aprovou a proposta do Bloco de Esquerda para um voto de saudação à 13.º Marcha do Orgulho LGBT+ na cidade do Porto. O documento foi aprovado com a abstenção dos deputados do grupo Rui Moreira e do PSD. Lamentavelmente, a Assembleia Municipal não fez ainda chegar a saudação à organização da MOP, assim como o portal de notícias www.porto.pt não fez qualquer menção à votação. Atitudades condenadas pelo Bloco de Esquerda, partido que estará presente na marcha do próximo dia 7 de julho.

Lê a resolução apresentada pelo Grupo Municipal do Bloco de Esquerda

VOTO DE SAUDAÇÃO

13ª Marcha do Orgulho LGBT+ do Porto

No próximo dia 7 de julho, tem lugar no Porto a 13ª Marcha do Orgulho LGBT+ do Porto.

Na origem da Marcha LGBT+ do Porto esteve o brutal assassinato de Gisberta Salce Júnior – mulher transexual, imigrante brasileira, sem abrigo – às mãos de um grupo de jovens, no dia 22 de fevereiro de 2006, num edifício abandonado da cidade, acontecimento que pela sua brutalidade gerou justificada indignação pública.

13 anos depois, são ainda demasiados os registos de crimes de ódio cometidos contra pessoas LGBT+. Mas embora haja cada vez mais denúncias E há também ainda demasiados silêncios. O bullying contra quem é diferente continua a ser uma realidade nas ruas, nas casas que deviam ser lares, nas escolas, nos locais de trabalho - e muitas vezes também é silenciado.

Viver em silêncio também é uma violência quotidiana para muitas pessoas LGBT+. É fundamental quebrar todos estes silêncios e garantir que todas as pessoas têm o direito de afirmar a sua identidade sem hesitações.

É imperioso que, em conjunto, todas e todos trabalhemos para garantir condições para quebrar silêncios, para denunciar e combater todas as violências.​O Porto, sendo uma cidade diversa e respeitadora da diferença, pode e deve apoiar as iniciativas públicas que deem visibilidade a esta causa, mas também contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação, violência e silenciamento das pessoas LGBT+.

O mote da Marcha do Orgulho deste ano – “Desacomoda-te​ ​e traz a tua luta também” – remete precisamente para a confluência de todas as lutas emancipatórias como “o​feminismo, a luta anti-racista, a justiça climática, o movimento estudantil, o direito à habitação e a viver na cidade do Porto” e da sua importância para tornar o Porto numa cidade mais justa, inclusiva e solidária.

Assim, a Assembleia Municipal do Porto, reunida em sessão ordinária no dia 25 de junho de 2018, delibera:

1) Saudar a realização da 13ª Marcha do Orgulho LGBT+ da cidade do Porto, todas as organizações nela envolvidas bem como todas as pessoas que irão participar na marcha do próximo dia 7 de julho.

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda

(remeter à organização da Marcha do Orgulho LGBT+ do Porto)