Share |

Descargas no rio Ferreira continuam

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, através da deputada Maria Manuel Rola questionou o ministério do ambiente sobre as recentes descargas no rio Ferreira. No passado dia 31 de agosto a ETAR entrou em pleno funcionamento, segundo afirmações da autaquia de Paços de Ferreira, contudo as descargas continuaram.  

A água do rio Ferreira continua a apresentar tons acastanhados e a emanar maus cheiros na freguesia de Lordelo, em Paredes, apesar de ter sido recentemente inaugurado um novo sistema de filtração da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Arreigada, que pressupôs a ampliação e remodelação das instalações da estação. A poluição, especialmente notória nos meses de verão, afeta sobremaneira a qualidade de vida da população local, tal como o estado ecológico do curso de água.

Em maio de 2020, o Bloco de Esquerda alertou para a ocorrência de descargas poluentes no rio Ferreira e para os atrasos na reabilitação na ETAR de Arreigada, cujas consequências se materializavam em águas do rio poluídas. O alerta do Bloco de Esquerda foi dado através de uma questão escrita dirigida ao ministro do Ambiente e da Ação Climática (Pergunta 1674/XIV/1). Até à data, este Grupo Parlamentar não obteve qualquer resposta.

Confirmando-se os relatos da população local que atribui as descargas poluentes, ocorridas já durante o mês de setembro, a efluentes da ETAR de Arreigada, afigura-se incompreensível que uma estação reabilitada possa estar a poluir o rio.

O Bloco de Esquerda considera intolerável que a qualidade de vida da população local seja afetada durante tanto tempo devido à ineficácia das entidades competentes. É necessário eliminar, definitivamente, as descargas poluentes do rio Ferreira, proceder à sua despoluição e recuperar plenamente a biodiversidade do rio, permitindo a fruição de um ambiente saudável a que a população local tem pleno direito.

A deputada do Bloco, Maria Manuel Rola exige uma explicação sobre a ETAR reabilitada e que continua a descarregar matéria poluente para o rio e que medidas prevê o Governo adotar para evitar que se repitam os episódios de descargas poluentes no rio Ferreira. 

https://www.facebook.com/1725146837757810/videos/321128572641269