O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda teve conhecimento de que a população de Santa Cruz do Bispo, no concelho de Matosinhos, ficará sem acesso ao seu Centro de Saúde.
Segundo as informações que nos fizeram chegar, os Cuidados de Saúde serão assegurados pelas Unidades de Saúde de Perafita e de Matosinhos estando os utentes a serem notificados através da seguinte mensagem de texto: "COVID-19: a Sua Unidade de Saúde mantém-se ainda encerrada. Cuidados assegurados na UFS Progresso (Perafita). Qualquer contacto só com agendamento. Ligue:9122107137".
Em causa está uma população maioritariamente idosa, residentes numa freguesia com pouca oferta de transportes públicos, desta forma obrigando os utentes a deslocarem-se vários quilómetros para acederem às suas consultas.
Devido à pandemia da COVID-19, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos tomou a iniciativa, em março, de encerrar temporariamente o Centro de Saúde de Santa Cruz do Bispo e concentrar as consultas na Unidade de Saúde de Leça da Palmeira.
Com a situação estabilizada, a ULS Matosinhos terá dado orientações para gradualmente retomar a atividade e reabrir os Centros de Saúde que se encontravam em serviços mínimos. Contudo, o Centro de Saúde de Santa Cruz do Bispo continua encerrado.
Acontece que a ULS pretende encerrar definitivamente o Centro de Saúde de Santa Cruz do Bispo, o que é incompreensível, principalmente numa altura em que é ainda mais necessário o reforço dos Cuidados de Saúde Primários.
Com este encerramento, os utentes do Centro de Saúde de Santa Cruz do Bispo são obrigados a efetuar deslocações a Perafita e a Matosinhos para serem observados nas suas consultas, ou seja, obrigando os quase 6 mil habitantes de Santa Cruz do Bispo a utilizarem transportes públicos em plena pandemia e em viagens que demoram mais de meia-hora.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através do deputado Luís Monteiro questionou o Ministério da Saúde sobre a situação, perguntando à tutela se tem conhecimento da situação, qual o motivo do encerramento do Centro de Sáude de Santa Cruz do Bispo.
Por último, o Bloco de Esquerda quer conhecer a forma para salvaguardar os interesses dos habitantes e utentes desta unidade de saúde.