Share |

Bloco questiona Governo sobre despedimento coletivo em empresa de Felgueiras

Foto via despedimentos.pt

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo, através do deputado José Soeiro, acerca do encerramento da P.C.F.  Produção de Calçado de Felgueiras, mais conhecida como "Fábrica dos Alemães", em Felgueiras que vai colocar 420 trabalhadores no desemprego. 

A empresa P.C.F. - Produção de Calçado de Felgueiras, com sede em Lagares, concelho de Felgueiras, anunciou que iria para insolvência e despedir os quatrocentos e vinte trabalhadores.

Segundo informações recebidas pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, a empresa tem parte dos salários de fevereiro em atraso.  Recentemente, a empresa enviou para lay-off grande parte dos trabalhadores. Segundo notícias, a empresa teve no ano de 2020 um volume de negócios de 14 milhões de euros e no ano de 2019 mais de 20 milhões.

O Bloco de Esquerda está solidário com estes trabalhadores e trabalhadoras e considera que o encerramento desta empresa terá um grande impacto social e económico na região e no concelho de Felgueiras. É necessário garantir que os seus direitos são assegurados, nomeadamente no que respeita ao pagamento de eventuais salários em atraso.

O deputado José Soeiro quer saber se o governo tem conhecimento da situação e se está a tutela disponível para analisar com a empresa, no quadro dos apoios extraordinários às empresas concedidos no contexto da pandemia, uma solução que permita a viabilização da empresa e a manutenção dos postos de trabalho.