Share |

Bloco questiona Governo sobre descargas poluentes na praia das Salinas em Matosinhos

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através da deputada Maria Manuel Rola questionou o ministério do ambiente sobre as recentes descargas na praia das Salinas em Matosinhos.

Foi denunciado publicamente que a Galp terá procedido à descarga de efluentes na Praia das Salinas em Leça da Palmeira, Matosinhos no domingo passado, 23 de agosto de 2020. Segundo a Capitania do Douro e de Leixões, a descarga terá vindo da refinaria da Petrogal em Leça da Palmeira.

Esta não é uma situação única e isolada, tendo ocorrido já por diversas vezes. Já em novembro de 2019 foi noticiado que a Petrogal assumiu uma descarga ocorrida nessa data tendo explicando que houve uma “perda num ramal da rede interna de distribuição de água”, a população local refere que as descargas são recorrentes.

O Bloco de Esquerda entende que as sucessivas descargas por parte da refinaria têm de merecer especial atenção por parte do ministério do ambiente, é urgente apurar as causas assim como a definição de estratégias para que não venha a ocorrer novamente, já que este tipo de poluição é muito grave e tem uma perigosidade elevada, podendo uma situação descontrolada ter impactos de extrema gravidade no ambiente e na saúde pública.

A deputada, Maria Manuel Rola pretende saber de que forma pretende o Governo atuar para garantir que não voltam a ocorrer estas descargas provenientes da refinaria de Matosinhos.