Share |

Bloco questiona Governo sobre cães abandonados no concelho de Felgueiras

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou, através da deputada Maria Manuel Rola questionou o ministério do Ambiente e da Ação Climática sobre os vários cães abandonados no concelho de Felgueiras. 

Uma matilha de cães abandonados tem sido avistada a vaguear pelas ruas da cidade de Felgueiras, nas primeiras semanas de setembro. O abandono de animais de companhia e a errância de canídeos pelas freguesias do concelho de Felgueiras são situações recorrentes e, por isso, motivo de preocupação entre a população local.

Além de constituir um problema de saúde pública e de sensação de insegurança da população, trata-se de uma situação que põe em causa o bem-estar dos animais, que assim se encontram expostos a situações de atropelo, maus tratos ou envenenamento.

O Município de Felgueiras dispõe de um centro de recolha oficial de animais com 14 celas – um número manifestamente insuficiente face às necessidades do concelho. Existem ainda dois abrigos de associações locais que estarão a funcionar com lotação máxima.

O Bloco de Esquerda entende ser necessário recolher e providenciar abrigo aos animais abandonados que vagueiam pelo concelho de Felgueiras. Por conseguinte, o município deve aceder aos meios necessários para aumentar a capacidade do seu centro de recolha oficial de animais, bem como providenciar os serviços de medicina veterinária que permitem assegurar a saúde e o bem-estar dos animais errantes no concelho.

A deputada do Bloco de Esquerda quer saber se o governo tem conhecimento da situação e como avalia o Governo as carências do Município de Felgueiras em recolher, abrigar e assegurar a saúde e o bem-estar dos animais de companhia que vagueiam pelo concelho. 

O Bloco de Esquerda quer saber se o Município de Felgueiras acedeu a algum dos apoios providenciados através dos Orçamentos do Estado para a esterilização de animais e para a melhoria dos Centros de Recolha Oficial de animais e que espaços das associações locais estão licenciados.