Share |

BE presente na luta dos STCP no Porto

O BE esteve presente, ontem, na concentração dos trabalhadores da STCP no Porto. Para além desta concentração foi também marcada uma greve entre as 9 e as 16h, que contou com 80% de adesão.

Em declarações à Lusa, Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) indicou que a paralisação contou com a adesão de cerca de 80% dos trabalhadores da empresa. A greve decorreu entre as 9h e as 16h e foi convocada pelos sindicatos Nacional dos Motoristas (SNM), Associação Sindical de Motoristas de Transportes Colectivos do Porto (SMTP), Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários do Norte (STRUN), Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA) e Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (STTAMP).

Uma das razões desta greve é "a falta de respeito pelos trabalhadores e utentes demonstrada pela Secretaria de Estado dos Transportes e pelo Conselho de Administração da STCP, que continuam com um silêncio cúmplice face aos sucessivos cortes nos transportes às populações, apesar dos aumentos brutais encapotados com o fim do tarifário monomodal", afirmou, em comunicado, a CT.

Os trabalhadores contestam ainda "o favorecimento dos operadores privados em detrimento de um serviço público de qualidade ao serviço da população da Área Metropolitana do Porto" e "a contínua escalada na retirada dos direitos dos trabalhadores, consagrados em Acordo de Empresa", bem como "a tentativa de privatização perante os resultados positivos na operação e depois de efectuarem os roubos nos salários".