BE apresentou candidatos autárquicos para V.N. de Gaia

Apresentação da candidatura do BE aos orgãos autárquicos de V.N. de Gaia, na sede dos "Mareantes do Rio Douro"

O primeiro candidato à Assembleia Municipal, Jorge Magalhães, fez um balanço crítico da actuação da Câmara num longo ciclo político dominado pela maioria PSD-CDS e que se caracterizou pelo impulso à especulação imobiliária, pela incapacidade de encontrar respostas que permitissem combater o forte agravamento do desemprego, por um desenvolvimento desigual em termos territoriais que voltou as costas às populações do interior do concelho e por um ataque à democracia local que se traduziu na imposição da fusão de freguesias, cujo número se reduziu de 24 para 15.

Para a Câmara Municipal, o Bloco de Esquerda apresenta Eduardo Pereira. Numa intervenção propositiva, o candidato destacou a necessidade de políticas locais de combate à crise, de incentivo à participação cidadã e de defesa dos serviços públicos. Nesse contexto, referiu a necessidade de apoiar as vítimas da crise, destacando os desempregados que já não recebem nenhum tipo de apoio, e propostas como um escalão mínimo gratuito no consumo de água, a criação de uma rede de equipamentos municipais de apoio à infância e à terceira idade, ou a assunção do compromisso de a Câmara não cortar a água nem mover processos de despejo a famílias em situação de carência económica. Eduardo Pereira referiu ainda que a taxa de desemprego do concelho se cifra em 22% e defendeu a necessidade de um plano local de apoio à criação de emprego, envolvendo a Câmara, o IEFP, as PME e as entidades formadoras. A necessidade de reabilitar os cerca de 3.000 edifícios muito degradados ou a necessitar de grandes reparações, a defesa de um orçamento participativo ou a recusa da privatização da água e a necessidade de baixar as tarifas de saneamento e resíduos, foram algumas das outras propostas avançadas.

A terminar a sessão, Catarina Martins criticou aqueles que pretendem furtar-se ao cumprimento da Lei e que insistem em apresentar candidaturas de autarcas que atingiram já o limite de mandatos. Classificou de hipócrita a atitude do candidato a continuador do mandato PSD-CDS: na Assembleia da República um feroz defensor do corte autoritário das freguesias e da nova lei das finanças locais, em Gaia apresentando-se como “regionalista descentralizador”. A coordenadora do BE reafirmou também a importância que o Bloco atribui às eleições autárquicas e defendeu a necessidade de alargar a representação do BE em Vila Nova de Gaia, na Assembleia e na Câmara Municipal.

…………………………………………………………………

Eduardo Pereira

António Eduardo Pinto Silvestre dos Santos Pereira tem 46 anos, é natural de Lisboa, reside em Vila Nova de Gaia desde 1993 e é licenciado em economia. Aderiu ao Bloco de Esquerda alguns meses após a fundação do movimento. Pertence à Comissão Autárquica Nacional do Bloco de Esquerda. Em representação do BE, fez parte da Assembleia de Freguesia de Vilar de Andorinho entre 2005 e 2009 e é deputado municipal em Vila Nova de Gaia desde 2005. No mandato em curso, fez também parte da Assembleia Metropolitana do Porto.

Jorge Magalhães

Jorge Duarte Chaves Magalhães tem 56 anos, é natural do Porto e reside no Porto, é Administrativo. Representou a UDP como deputado municipal na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia entre 1980 e 1982, fez parte da Assembleia de Freguesia de Santa Marinha entre 2005 e 2009 e é deputado municipal em Vila Nova de Gaia desde 2009. É dirigente nacional do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal – CESP e é diretor da Associação Raúl Dória.