Share |

Últimas no Distrito

Bloco Concelho do Porto
Maio 29, 2020 10:29 AM

O Município do Porto não dispõe atualmente de qualquer resposta habitacional específica para as pessoas em situação de sem abrigo, embora venha anunciando, desde 2016, no seu plano de apoio aos sem-abrigo, a disponibilização de “25 a 35 espaços de alojamento de longa duração”. Tal resposta nunca saiu do papel, nem parece ter constituído uma prioridade para o Executivo municipal. Em sete anos de mandato do atual Presidente de Câmara, a CMP entregou zero casas para pessoas em situação de sem-abrigo.

Bloco Distrital do Porto
Maio 28, 2020 08:53 AM

Maria Manuel Rola apresentou o projeto do Bloco para o reforço do apoio ao IHRU, começando por alertar que “não há nenhuma entidade estatal para fiscalizar as ilegalidades nos despejos e o cumprimento da lei na habitação”, acrescentando que “não basta ter um Banco da reabilitação que gere algumas casas, tem de haver quem garanta a proteção das pessoas e o cumprimento da lei”.

Bloco de Esquerda Distrito do Porto
Bloco Distrital do Porto
Maio 26, 2020 07:37 PM

O distrito do Porto foi o mais foi atingido pela pandemia Covid-19. De entre os 25 concelhos com mais casos confirmados a nível nacional, 10 são do distrito do Porto. A 22 de Maio, os 10 municípios do distrito com mais casos por 10.000 habitantes continuavam a ser Valongo (77,4), Matosinhos (71,4), Felgueiras (69,9), Gondomar (67,1), Maia (66,9), Lousada (66,7) Porto (62,6), Santo Tirso (56,9), Paços de Ferreira (52,5), e V.N.Gaia (50,8), sendo que a média nacional por concelhos era de 26 casos.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foto de Alquiler de Coches/Flickr
Bloco Distrital do Porto
Maio 26, 2020 06:47 PM

A TAP está a concentrar as suas operações em Lisboa, desvalorizando assim o Aeroporto do Porto, tornando-o numa "espécie de apeadeiro ao serviço do Aeroporto de Lisboa", alerta o deputado bloquista José Soeiro.

Fachada do edifício da Câmara Municipal da Maia
Bloco Maia
Maio 26, 2020 06:11 PM

Intervenção do Grupo Municipal do Bloco de Esquerda sobre a Prestação de Contas e Relatório de Gestão de 2019 da Câmara Municipal da Maia, na sessão ordinária da Assembleia Municipal de 25.05.2020

Águas de Paços de Ferreira
Bloco Distrital do Porto
Maio 25, 2020 07:52 PM

O Bloco de Esquerda endereçou um conjunto de perguntas ao Ministério do Ambiente e Ação Climática, sobre a faturação abusiva de água e saneamento, em Paços de Ferreira. A deputada enviou também um requerimento à Câmara Municipal de Paços de Ferreira. 

Poste REN
Bloco Distrital do Porto
Maio 25, 2020 11:12 AM

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através da deputada Maria Manuel Rola questionou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática sobre o projeto da linha de alta e muita alta tensão entre Carrapatelo e Vila Pouca de Aguiar.

O projeto da linha de alta e muito alta tensão (200/400 kV) Carrapatelo - Vila Pouca de Aguiar, da responsabilidade da Rede Elétrica Nacional (REN), visa transportar energia das centrais de Gouvães, Daivões e Alto Tâmega, centrais inseridas no Plano Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidrolelétrico e a cargo da empresa Iberdrola.

Bloco Concelho do Porto
Maio 19, 2020 03:47 PM

As propostas políticas do executivo camarário estão claramente aquém da crise da habitação que se vive na cidade do Porto. São necessárias políticas que combatam a especulação imobiliária e a utilização de fogos habitacionais como “ativo imobiliário” pelos privados, flagelo que se tem traduzido na expulsão de moradores das zonas mais centrais da cidade. São necessárias políticas que não reproduzam, dentro de 3 anos - tempo do programa apresentado pelo Executivo -, a segregação espacial dos últimos anos e novas dificuldades de acesso à habitação. São necessárias políticas que elevem a população da cidade, pelo que é imprescindível a construção de 1.000 novas casas, que reponham pelo menos o parque habitacional destruído.

Bloco Distrital do Porto
Maio 13, 2020 03:29 PM

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através da deputada Maria Manuel Rola questionou o Governo sobre os resíduos provenientes de Itália para o aterro de Lustosa, em Lousada. 

Veio a público no final de abril que o aterro de resíduos industriais não perigosos da RIMA em Lustosa, no concelho de Lousada, estaria a receber lixo importado de Itália.