Sobre: Notícias

Novembro 30, 2018

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira várias propostas de alteração ao Orçamento de Estado para 2019 que permitem aos trabalhadores das pedreiras aceder ao regime de reformas antecipadas, equiparando-os aos trabalhadores das minas.  O regime incluirá tanto os trabalhadores da extração, como da transformação da pedra, assim como os trabalhadores das lavarias (tratamento de minério). Por cada dois anos de trabalho, estes trabalhadores terão uma redução de um ano na idade legal da reforma (atualmente em 66 anos e 4 meses), com um limite mínimo de cinquenta anos de idade.

Novembro 5, 2018

A XI Convenção Nacional do Bloco de Esquerda realiza-se a 10 e 11 de novembro, em Lisboa. No último dia 3, os/as militantes do distrito do Porto elegeram 104 delegados/as à Convenção.

Outubro 16, 2018

O Bloco de Esquerda vai chamar ao parlamento a administração da Soares da Costa e a comissão de acompanhamento do Processo Especial de Revitalização (PER) da empresa para as inquirir sobre o "desrespeito" dos compromissos ali assumidos.

Outubro 11, 2018

A Câmara Municipal de Valongo aprovou o aumento do tarifário da água no âmbito do contrato de concessão com a empresa Be Water. Aquando da Assembleia Municipal de Valongo, realizada no dia 27 de setembro, os eleitos do Bloco de Esquerda expressaram a sua discordância com a proposta.

Outubro 10, 2018

As trabalhadoras do grupo Cerealis (produtos Milaneza) deram hoje início a uma paralisação de 24 horas. A greve convocada Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação do Norte está a registar uma forte adesão, dando força às exigências de melhores salários e direitos laborais.

Setembro 28, 2018

A atrocidade associada à prática dos touros de morte tem sido retratada em episódios de violência extrema nas últimas semanas. O Bloco de Esquerda quer explicações da  Inspeção-geral das Atividades Culturais no parlamento.

Setembro 25, 2018

Além de pagarem das propinas mais altas da Europa, os estudantes portugueses e estrangeiros que se deslocam para as grandes cidades deparam-se com o entrave no acesso à habitação.

Lisboa e Porto são, neste momento, as cidades onde a especulação mais sufoca quem apenas quer um teto para viver, estudar e trabalhar.

Setembro 22, 2018

O projeto de resolução que defende a manutenção e continuação das creches públicas da Vitória e"O Miminho" no Centro Histórico do Porto, bem como de três ATL situados nesta junta de freguesia foi aprovada esta sexta-feira na Assembleia da República com votos favoráveis do Bloco, PCP, PEV e PAN e abstenção do PS, PSD e CDS-PP.

Setembro 21, 2018

O reitor da Universidade do Porto emitiu esta terça feira um despacho que proíbe as praxes académicas dentro dos perímetros das faculdades.

A UP reforça assim uma posição tomada já em anos anteriores. Posição esta que não impede a realização de atividades praxísticas fora das faculdades, ou seja, em espaços públicos.

Setembro 18, 2018

A proposta do Bloco de Esquerda que defende a gratuitidade dos passes na rede de transportes públicos do Porto (Metro e STCP) para todos os estudantes até aos 18 anos foi chumbada na Assembleia Municipal do Porto com votos contra do Grupo Rui Moreira e do PSD.

Setembro 6, 2018

O médico e ativista Bruno Maia explica o que é a PrEP, a pílula contra a SIDA e de que forma as grandes farmacêuticas impedem e boicotam estratégias de prevenção públicas verdadeiramente eficazes.

Setembro 4, 2018

O Bloco de Esquerda defende que Rui Moreira e o seu grupo político na Assembleia Municipal devem retirar a confiança política a este deputado que se deverá demitir, em face desta situação que põe totalmente em causa a sua legitimidade política.

Setembro 4, 2018

Faleceu hoje, aos 75 anos, Carlos Basto, militante e fundador do Bloco de Esquerda.

Ativista pelos direitos laborais, foi várias vezes candidato autárquico no concelho de Valongo e cabeça de lista na freguesia de Alfena. Integrou também a Comissão Concelhia do Bloco de Valongo.

Agosto 9, 2018

O Bloco de Esquerda tem vindo a pressionar o governo para o necessário arranque das obras ferroviárias de modernização da Linha do Douro. Em pergunta dirigida ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, o deputado Heitor de Sousa e a deputada Maria Manue Rola referem os “vários constrangimentos no funcionamento da referida linha, em particular as que dizem respeito aos constantes atrasos e à sobrelotação de comboios na linha do Douro. A estas irregularidades acresce uma notória deterioração do material circulante que se evidencia de forma mais acentuada no agravado funcionamento dos sistemas de aquecimento e ar condicionado.”