Share |

Reunião com Associação de Pais da Escola EB1 de Marecos, Penafiel

No sábado dia 16 de julho estivemos em Penafiel na escola EB1 de Marecos. Uma escola que teve obras recentemente, tem vários alunos matriculados e outros a aguardar a possibilidade de se inscreverem, ultrapassando os 21 de referência para manutenção da escola aberta. É uma escola cuidada e querida pela sua comunidade e que teve um investimento da autarquia de cerca de 15 mil euros recentemente.

A alternativa mais próxima está a 10 km, e estes serão os kms que cerca de pelo menos 22 alunos serão levados a percorrer no próximo ano letivo por opção da DGEstE e anuência da própria câmara. 

A coesão territorial e a existência de população em aldeias menos centrais depende principalmente de respostas públicas que ali mantenham as populações. O Bloco compromete-se em expor o caso ao Ministério da Educação, assim como a solicitar que a DGEstE responda ao pedido de reunião endereçado pela Associação de Pais. Por fim, queremos ter informação, que pediremos à Câmara de Penafiel, sobre o investimento feito nesta mesma escola.