Prestige 10 anos depois - notas do debate

Há 10 anos o petroleiro “Prestige” derramava para o mar e as praias da Galiza mais de 30.000 toneladas de fuelóleo, naquilo que foi o maior desastre ambiental nas costas do Atlântico. Para lembrar o evento, o BE/Porto organizou uma sessão  na Biblioteca Municipal de Matosinhos, no último Sábado.

Após uma apresentação  por José Castro, deputado metropolitano do Porto, de dados sobre o navio,   números sobre o transporte marítimo de cargas perigosas e consequências da maré negra, interveio Bieito Lobeira Dominguez,  da plataforma cívica  “Nunca Mais” que saudou a iniciativa, realçou o apoio do BE ao povo da Galiza e salientou os aspetos mais relevantes ocorridos há dez anos: a condenável atitude dos governantes do PP da Galiza e de Madrid na desvalorização da gravidade da maré negra, a ocultação de informações sobre as consequências do derrame de petróleo, a falta de meios públicos de combate à poluição, o domínio pelas empresas privadas das operações de salvamento no mar, o desprezo dos governantes face aos enormes prejuízos económicos sofridos pelos pescadores e mariscadores da Galiza e a insensibilidade dos governos  do PP  quanto aos efeitos na saúde das ações corajosas de milhares de voluntários na limpeza das águas e praias da Galiza. Foi destacado por Bieito Dominguez o papel do BNG na organização da resposta cívica à catástrofe através da plataforma “Nunca Mais”, que se manteve ativa ao longo destes dez anos.

Catarina Martins,  deputada e co-coordenadora do BE, referiu que hoje, passados 10 anos deste desastre ambiental, os governos continuam a desprezar as questões ambientais, subordinando as escolhas políticas aos interesses privados. Lembrou que muito recentemente as organizações ambientalistas portuguesas se manifestaram contra a atuação da Ministra do Ambiente de querer acabar com as reservas ecológicas para satisfazer a ganância de empresários.  Catarina Martins salientou que os responsáveis políticos  falharam, porque estão amarrados aos interesses da indústria do petróleo. E assim estão incapazes de proteger o meio ambiente. Foi salientada a importância dos movimentos sociais como a plataforma “Nunca Mais” e a ação corajosa dos milhares de voluntários que, perante a inação dos governantes, se lançaram na limpeza das praias atingidas.

Em seguida,  os presentes na sessão tiveram oportunidade de colocar à mesa, de que também  fazia parte José Ferreira dos Santos da Concelhia de Matosinhos, várias questões, salientando sempre a importância da iniciativa do BE e  saudando o papel dos voluntários na resposta à catástrofe e a ação exemplar dos movimentos sociais como a plataforma “Nunca Mais”.