Share |

Paredes: Bloco exige conhecer o destino do jardim-de-infância de Louredo

Em pergunta dirigida ao Ministério da Educação, os deputados Luís Monteiro e Joana Mortágua questionam a possibilidade de encerramento de um jardim de infância de Carreiras Verdes, freguesia de Louredo, concelho de Paredes.

Segundo a edicação do jornal O Verdadeiro Olhar, os pais das crianças que frequentam o jardim de infância recolheram 234 assinaturas num abaixo-assinado contra o encerramento, que enviaram à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e à Câmara Municipal de Paredes. Em resposta, a DGEstE diz que o município de Paredes considerou estarem reunidas as condições para transferir o jardim de infância em causa para o Centro Escolar de Bitarães.

Contudo, a autarquia de Paredes nega ter feito qualquer pedido ou ter sido consultada para o efeito. Também o Agrupamento de Escolas de Paredes, onde o jardim de infância se integra, diz desconhecer essa possibilidade.

Segundo o órgão de comunicação social acima referido, o Ministério da Educação afirma, sobre este assunto, que "não há ainda decisões definitivas sobre esta matéria".

A representante dos pais, Virgínia Duarte, diz ter falado com o vereador da Câmara de Paredes no dia 1 de junho, que garantiu não ter conhecimento da situação. Ao recorrer à direção do Agrupamento de Escolas de Paredes, Virgínia Duarte obteve a garantia de que "se houver 20 crianças [o jardim de infância] não fecha". No entanto, a direção do Agrupamento salientou que a decisão final não é sua.

A carta da DGEstE, em resposta ao abaixo-assinado, datada de 5 de junho, informa que o pedido foi feito pelo município. “É da competência dos órgãos municipais participar no planeamento e gestão da rede escolar (…) o município de Paredes considerou reunidas as condições pedagógicas para a proposta de encerramento do JI de Carreiras Verdes e o seu acolhimento no Centro Escolar de Bitarães. A proposta aguarda decisão da Secretária de Estado Adjunta e da Educação”, explica a carta enviada aos pais.

Ainda segundo a notícia referida, Paulo Silva, vereador da Câmara Municipal, foi contactado e explicou ao jornal que quem define a rede escolar é o Ministério da Educação sob consulta à Câmara. Contudo garantiu que a Câmara de Paredes não foi contactada sobre este processo.

O vereador acrescentou ainda que, “numa reunião recente com o Ministério da Educação foi-nos dito que seriam rigorosos e que tudo o que estivesse previsto fechar nas cartas educativas iria fechar”, esclarece. Mas salienta que o jardim de infância de Louredo não está previsto nesse documento.

A representante de pais afirma que "toda a gente nega ter feito o pedido. Não sabemos em quem acreditar".

A Junta de Freguesia de Louredo dá razão aos pais e sustenta que, "com a abertura do Centro Escolar de Bitarães encerraram duas escolas e o outro jardim de infância da freguesia e ficou o compromisso de que este se iria manter”.

Atendendo ao exposto, Bloco exige conhecer o destino do jardim-de-infância de Louredo.