Share |

Os rostos do Bloco: José Soeiro

José Soeiro
José Soeiro

José Soeiro é o segundo candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia da República nas legislativas 2019 pelo círculo eleitoral do Porto.

Natural do Porto, 34 anos, José Soeiro é doutorado em Sociologia do Trabalho pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Ativista do Teatro do Oprimido e coautor, entre outros, dos livros Não Acredite em Tudo o que Pensa (Tinta-da-china, 2013), Ideologias Políticas Contemporâneas (Almedina, 2013), e Trabalho, Juventude e Precariedade (Praxis, 2012), a Falácia do Empreendedorismo (2016) .

Candidato pelo Bloco de Esquerda à Câmara Municipal do Porto em  2013, José Soeiro integrou na última legislatura a comissão do Trabalho e Segurança Social da Assembleia da República, batendo-se por matérias tão importantes como o processo de integração dos Precários do Estado, o Estatuto dos Cuidadores Informais, a valorização das pensões e reformas,  a nova lei de combate ao assédio no trabalho, a proposta para a criação de leques salariais nas empresas, a proteção de categorias no acesso à reforma (pedreiros), entre outras tantas lutas.