Share |

Valongo: Bloco de Esquerda defende a municipalização da água

Foto do Verdadeiro Olhar

A Câmara Municipal de Valongo aprovou o aumento do tarifário da água no âmbito do contrato de concessão com a empresa Be Water.

 

Para um consumo padrão de 10 metros cúbicos de água nos utilizadores domésticos, o custo médio vai passar de 17,17 euros para os 19,18 euros mensais. 

 

Para o mesmo consumo, as autarquias e IPSS’s terão um aumento médio de três euros na fatura e o comércio e a indústria cerca de seis euros, refere a proposta.

 

Aquando da Assembleia Municipal de Valongo, realizada no dia 27 de setembro, os eleitos do Bloco de Esquerda expressaram a sua discordância com a proposta

 

“Mais uma vez se prova que privatização de serviços públicos essenciais não beneficiam as pessoas, mas a voragem do lucro dos privados. A Câmara, no tempo do PSD fez um contrato de concessão que garante determinado patamar de lucro à empresa concessionária. E a Câmara do PS ainda não quis romper com isso, em contraste com o que num passado recente defendia. Quando é preciso tomar alguma medida de caráter social e que possa reduzir o lucro, a Câmara trata de o repor penalizando os interesses dos cidadãos em geral, diretamente com o aumento do preço da água e indiretamente assumindo a Câmara, com o dinheiro dos contribuintes, parte da despesa. A par dos aumentos do IMI, das receitas com estacionamento (e aumento dos lugares pagos em Ermesinde) esta Câmara num ano faz dois aditamentos. Independentemente dos argumentos apresentados, a realidade é só uma: os Valonguenses passaram a pagar mais pela água. Continuaremos a defender a reversão do fornecimento da água para a esfera do Município.

Votaremos contra esta medida”, lê-se no documento.

 

Os bloquistas salientam ainda que a Câmara está a concretizar uma recomendação trazida à Assembleia Municipal pelo Bloco de Esquerda no que diz respeito à implementação da Tarifa Social da Água , “que irá beneficiar muitas famílias principalmente as mais carenciadas do nosso Concelho. Medida esta proposta pelo BE e aprovada em Assembleia Municipal”

 

“Lamentamos apenas o facto do Executivo ter feito um aditamento ao contrato da água penalizando os munícipes com a desculpa da concretização desta medida” acrescentam os representantes do BE no concelho.