Trabalhadores das Pedreiras com acesso a reformas antecipadas

Pedreiros

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira várias propostas de alteração ao Orçamento de Estado para 2019 que permitem aos trabalhadores das pedreiras aceder ao regime de reformas antecipadas, equiparando-os aos trabalhadores das minas.  O regime incluirá tanto os trabalhadores da extração, como da transformação da pedra, assim como os trabalhadores das lavarias (tratamento de minério). Por cada dois anos de trabalho, estes trabalhadores terão uma redução de um ano na idade legal da reforma (atualmente em 66 anos e 4 meses), com um limite mínimo de cinquenta anos de idade.

Este é o resultado de uma intensa mobilização e organização por parte dos trabalhadores das pedreiras, que há cerca de dois anos dirigiram à Assembleia da República uma petição defendendo o estatuto de desgaste rápido para a sua profissão. São assim reconhecidas as condições objetivas de enorme desgaste físico e penúria associadas a estas tarefas, que frequentemente resultam em perigosas doenças profissionais.

Desde o início o Bloco de Esquerda assumiu o compromisso com esta luta pelo respeito com estes trabalhadores, batalhando ao seu lado para esta conquista que agora chega. Como referiu o deputado José Soeiro, no plenário da Assembleia da República, “os pedreiros venceram e com eles ganhamos todos”.