Share |

Reunião sobre defeso da pesca da sardinha na Póvoa do Varzim

O Bloco de Esquerda, no âmbito das suas Jornadas Parlamentares no distrito do Porto, procedeu, no dia 23 de Janeiro, a uma visita à Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar na Póvoa de Varzim. O encontro reuniu pescadores e representantes de produtores de peixe do Centro e Sul do país.

Os homens do mar apresentaram à deputada Helena Pinto e representantes locais do BE as suas preocupações e dificuldades provocadas pelo defeso da pesca da sardinha que estará em vigor até Março.

De acordo com o Plano de Gestão para a Pesca da Sardinha, foi definido para 2014 um volume de captura de 13.500 toneladas para a frota portuguesa. Para 2015, não está previsto nenhum aumento desta quantidade, o que provocará nova crise no sector.

A sardinha, lembre-se, é uma espécie preferida pelos consumidores portugueses e amplamente utilizada na indústria da conserva, tanto para consumo interno como para exportação. O defeso da pesca desta espécie tem, neste momento,  implicações negativas e em cadeia em toda uma linha de captura, transformação e venda final, e prejudica pesadamente a obtenção de rendimentos de centenas, se não milhares de famílias.

As espécies alternativas que a ministra Assunção Cristas sugere que se pesquem - a cavala e o carapau - não oferecem sequer um rendimento que cubra os custos das operações de pesca, devido ao seu valor de mercado. A conclusão a que se chega imediatamente é que o poder de negociação de quotas do governo português no seio da UE é fraquíssimo e não corresponde às expectativas dos pescadores e produtores.

Na conversa, ouvimos pela voz dos presentes que não há estudos recentes que comprovem cabalmente que a quantidade de sardinha exija, nesta altura, o defeso da sua captura. Se for provado que assim é, os produtores serão os primeiros a defender a protecção da espécie, mas enquanto não forem apresentados, questionam a validade de tais medidas.

Com esta visita, o Bloco de Esquerda pretende perceber e apoiar as reivindicações destes homens a quem esta situação provoca, ciclicamente, um grave problema de rendimento que, nestes casos, advém quase exclusivamente da captura desta espécie. Pelos meios à sua disposição, o Bloco de Esquerda pretende continuar a interpelar o Governo acerca desta situação calamitosa e não descansará enquanto não for dada uma resposta às famílias que se têm visto afetadas por este problema.