Share |

Transportes públicos acessíveis e seguros na Área Metropolitana do Porto

O Bloco de Esquerda tem insistido, a nível local e nacional, na garantia das medidas de proteção dos utentes dos transportes públicos no período de combate à pandemia da COVID-19. Várias adaptações e alterações têm vindo a tomar lugar nos transportes públicos, através do reforço da limpeza, da limitação de capacidade ou ainda da suspensão das validações dos títulos de transportes. Todas estas medidas são de extrema importância no combate à COVID-19 assim como na garantia da mobilidade da população que continua a ter que se deslocar para trabalhar e para as tarefas essenciais do quotidiano.

Foi, pois, com espanto que o Bloco de Esquerda tomou conhecimento de que a Área Metropolitana do Porto torna obrigatória a compra e validação de títulos já a partir da próxima segunda-feira, 4 de maio. É neste momento de grande perda de rendimentos que esta entidade deveria acautelar a garantia do transporte público em condições de acesso universal e gratuito. É fundamental garantir o acesso da população a mais autocarros e ao serviço público suprimido em linhas providas por empresas privadas.

O Bloco de Esquerda insta assim, a AMP a reverter a decisão do retorno das validações até que se clarifiquem todas as medidas de segurança e a esclarecer a população da região sobre a aplicação do passe família, cuja aplicação foi apontada para o mês de abril.

A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda - Porto.

29 de abril de 2020