Share |

Deputada Maria Manuel Rola questionou o Governo sobre novas descargas no Rio Ferreira

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através da deputada Maria Manuel Rola questionou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sobre novas descargas no Rio Ferreira. 

Aquele que o Ministro do Ambiente e Ação Climática apelidou o pior problema ambiental no distrito do Porto, continua a dar que falar. A ETAR de Arreigada em Paços de Ferreira encontrava-se em obra de remodelação e ampliação e deveria já ter sido inaugura, a contar pelas declarações do mesmo Ministro, que no âmbito da audição na especialidade do Orçamento de Estado para 2020 garantia que “em 15 dias a três semanas a ETAR estará pronta e ligada". Não é por falta de inspeção alguma que deixará de estar ligada”. Isto a 14 de janeiro.

A data apontada para terminar a construção da obra de remodelação e ampliação da ETAR de Arreigada, em Paços de Ferreira, era novembro. A entrada em funcionamento em pleno, segundo o vereador do Ambiente de Paredes seria de aí a três ou quatro meses, após o fim da fase de testes. Ou seja, fevereiro. Aproximadamente o que referiu também o Ministro do Ambiente na já referida sessão do Orçamento do Estado.

No entanto, e tanto quanto chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, no final de março e no inicio de abril voltaram a ocorrer novas descargas no rio Ferreira, como podem ver na foto em anexo e no video do Movimento Mataram o Rio Ferreira. 

O Bloco de Esquerda considera urgente uma solução para a  ETAR, em causa, de forma a assegurar o tratamento de todas as águas residuais  e a impedir descargas de efluentes não tratados para o rio Ferreira. 

As perguntas que dirigiu ao Governo são as seguintes:

  1. Quando entrará finalmente em funcionamento a ETAR de Arreigada?
  2. O que levou a este atraso uma vez que, segundo declarações do próprio Ministro do Ambiente, já deveria estar a funcionar desde o início de fevereiro?
  3. Tem a ETAR todas as licenças necessárias, nomeadamente a que estava em falta à data de janeiro?