Share |

DESPORTO E CULTURA

A promoção das diferentes disciplinas de desporto entre os cidadãos mais jovens e os menos jovens, deve constituir uma preocupação dos responsáveis autárquicos.

A vantagem da prática desportiva entre os jovens não necessita de defesa, é uma evidência reconhecida e está bem patente nos resultados escolares obtidos pelos praticantes de desporto.

A prática desportiva dos cidadãos activos e entre os mais idosos é um manifesto benefício para a sua qualidade de vida, devendo integrar qualquer plano para um envelhecimento activo.

Os clubes desportivos existentes no concelho de Matosinhos asseguram um importante papel na formação dos jovens em matéria desportiva, na sua forma federada.

Na realidade, embora este papel deva competir às escolas, atendendo à organização e estruturas que temos, o município deve manter e alargar o apoio financeiro aos clubes, em torno de projectos definidos e específicos, proporcionando a todos os jovens do concelho a formação nas diferentes modalidades, valorizando mais a vertente da pratica desportiva do que de mera competição. Esta deve ser a primeira obrigação de qualquer município face ao desporto e à sua prática. 

Com este fim devem ser canalisados os fundos, por vezes avultados, usados para financiamento unilateral de equipas de futebol profissional e das SAD’s desportivas.

O município de Matosinhos tem sob a sua responsabilidade algumas instalações desportivas que podem e devem ser colocadas ao serviço de todos, com coordenação, controlo e regras, mas sem restringir a sua fruição apenas às filiações clubísticas.

Seria muito boa prática a assinatura de protocolos com as escolas do município para incentivar a prática da natação entre os nossos jovens estudantes, atendendo ao facto de existirem diversas piscinas municipais espalhadas pelas freguesias. Para isso seria necessária resolver questões práticas como a contratação, através de concurso, de instrutores habilitados e o estabelecimento de horários compatíveis e contratualizados com o horário escolar.

Aos cidadãos em idade adulta devem ser dadas possibilidades, em termos de horários pós-laborais, para prática de desporto, utilizando os recintos existentes, mesmo os ginásios escolares, obviando os cuidados de manutenção que necessitam.

De igual forma devem ser criadas condições para prática desportiva, adaptada às necessidades específicas dos cidadãos mais idosos, com instrutores devidamente habilitados para este tipo de praticantes.
Instar junto das autoridades marítimas para cumprimento de princípios necessários ao bom funcionamento das nossas praias, para que as actividades desportivas ligadas ao mar se possam desenvolver. Promover a vigilância e postos de socorro para segurança de banhistas, surfistas e outros, a limpeza das praias durantes todo o ano e colocação de apoios com casas de banho públicas e cacifos para guarda de bens, acessíveis e limpos.

É neste sentido que as prioridades do município, em termos de disseminação desportiva devem ser orientadas. O desporto espectáculo não está em causa como forma de entretimento, mas não é suficientes como factor de desenvolvimento para Matosinhos. Uma coisa não exclui a outra, mas ao município cabe possibilitar a prática desportiva a todos sem excluir ninguém.

###

Ao município também cabe a valorização da cultura que está na base da educação permanente dos cidadãos, contribuindo para a divulgação do património da nossa História nacional e local, sem esquecer que o verdadeiro património da cidade são as pessoas que a habitam ou nela trabalham.

Aliás, uma das características da cidade é que nela coexistem muitos mundos, com especificidades e necessidades próprias.

Cabe, naturalmente, ao poder autárquico integrar e assegurar respostas culturais inclusivas, conferindo oportunidades diversificadas, especialmente aos mais vulneráveis: crianças, portadores de deficiências e à população idosa.

Os equipamentos culturais já existentes no município de Matosinhos como as Bibliotecas Municipais, o Arquivo Municipal, a Casa-Museu da Quinta de Santiago, o Teatro Constantino Nery, devem ser articulados numa política cultural coesa.

Matosinhos não tem, porém, equipamentos para a realização de eventos de média dimensão, isto é, salas com qualidade que permitam juntar quatrocentos ou quinhentos participantes. E isso deve ser equacionado a curto prazo. 

A procura da criação de novos públicos culturais deve ser uma prioridade para o município, para além do carácter festivo de muitas iniciativas municipais, que se repetem ciclicamente, está na altura de implementar novas estratégias, de apostar em trabalho de base, promovendo a literacia no concelho e criando um maior envolvimento das pessoas na produção cultural. 

O nosso intento é o de gerar massa critica, empoderamento pessoal, tornar os cidadãos ainda mais responsáveis e culturalmente activos. É assim necessário apoiar novos criadores e apostar no surgimento de novos públicos para a cultura.

Recuperar e dar a conhecer o que de melhor há no concelho em termos de artes tradicionais e de artesanato, criar um Gabinete de Apoio às Artes e Ofícios Tradicionais e Contemporâneos. 

Tendo por base esta finalidade são propostas deste género que a candidatura do Bloco de Esquerda irá defender, para um município mais activo e mais rico culturalmente. 

30.08.2017